A CIDADE QUE NÃO MORREU: MODERNIDADE E TRADIÇÃO NO GUIA DE OURO PRETO DE MANUEL BANDEIRA

Raul Amaro de Oliveira Lanari

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.898


RESUMO: O artigo pretende analisar a obra “Guia de Ouro Preto”, de Manuel Bandeira, publicada pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) no ano de 1938, estabelecendo nexos com a produção intelectual do SPHAN e com uma rede de intelectuais engajados na afirmação da memória por intermédio dos monumentos durante o Estado Novo no Brasil. Nesse sentido a política editorial do SPHAN será encarada como um vetor cultural, caracterização utilizada por Gomes[1] para descrever as formas de divulgação de representações sobre o nacional por meio da imprensa e dos meios de comunicação.

PALAVRAS-CHAVE: Patrimônio Cultural, Intelectuais, Estado Novo.

ABSTRACT: This article intends to analyse Manuel Bandeira’s “Guia de Ouro Preto” , published by Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), in 1938. The goal is to take a closer look at the connections between SPHAN’s intellectual production and the intellectual community engaged to reinforce memory through monuments during Estado Novo period in Brazil.

By doing so, SPHAN editorial policy could be considered a Cultural Vector, definition by Gomes, that referes to the vehicles used to represent the concept of National promoted by the Media, with focus on the national press.

 

KEYWORDS: Cultural herritage, intellectuals, Estado Novo.


[1] GOMES, Nas gavetas da história do Brasil: ensino de história e imprensa nos anos 1930., p. 33-35..

Recebido: 28/11/2012   Aceito:08/05/2013


Palavras-chave


Patrimônio Cultural; Intelectuais; Estado Novo

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS:

BANDEIRA, Manuel. Guia de Ouro Preto. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1938.

CAVALCANTI, Luciano. Moderno e brasileiro: a história de uma nova linguagem na arquitetura(1930-1960). Rio de Janeiro: Jorge

Zahar, 2006.

CHUVA, Márcia Regina Romero. Os Arquitetos da Memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Bra-

sil (anos 1930-1940). Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.

COSTA, Lúcio. A arquitetura jesuítica no Brasil. In.: Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vol. 5. Rio

de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1941 (1943-44)

GOMES, Ângela de Castro. Nas gavetas da história do Brasil: ensino de história e imprensa nos anos 1930. IN.: FERREIRA, Marieta de Moraes (org.). Memória e identidade nacional. Rio de Janeiro, Ed. FGV/FAPERJ, 2010, p. 31-57.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A Retórica da Perda: Os discursos do Patrimônio Cultural no Brasil. 2.Ed. Rio de Janeiro:

Ed. UFRJ: IPHAN, 2002.

GRAMMONT, Guiomar. O Aleijadinho e o Aeroplano:o paraíso barroco e a construção do herói colonial. Rio de Janeiro: Civili-

zação Brasileira, 2008.

LANARI, Raul Amaro de O. O Patrimônio por escrito: a política editorial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional durante o Estado Novo (1937-45). Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010

LIMA, Kléverson Teodoro de. Reconstituição identitária de Ouro Preto após a mudança da capital. In.: Anais do II Encontro Memorial do ICHS. Mariana: Vol. I, Novembro/2009. Disponível em: http://www.ichs.ufop.br/memorial/ trab2 /h561.pdf

MICELI, Sérgio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-45). Lisboa: Difel, 1979.

NOGUEIRA, Antônio Gilberto Ramos. O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) e a redescoberta do Brasil: a sacralização da memória em “pedra e cal”. Dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós Graduação em História da PUC-SP. 1995.

______________________________. Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário.São Paulo: Hucitec/FAPESP, 2005.

PÉCAULT, Daniel. Os Intelectuais e a política no Brasil: entre o povo e a nação. São Paulo: Ática, 1990.

SANTOS, Mariza Veloso Motta. Nasce a Academia SPHAN. In.: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Vol. 24,1996.

SILVEIRA, Marcus Mariano Gonçalves da. Templos Modernos, templos ao chão: a trajetória da arquitetura religiosa modernista e a demolição de antigos templos católicos no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

VELLOSO, Mônica Pimenta. Cultura e poder político: uma configuração do campo intelectual (1930-1940). In.: VELLOSO, Mônica Pimenta, OLIVEIRA, Lúcia Lippi & GOMES, Ângela de Castro (Org.). Estado Novo: Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Ed.FGV, 1982.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Raul Amaro de Oliveira Lanari

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2