ANÁLISE DE AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL REALIZADAS POR ORGANIZAÇÕES LOCALIZADAS EM REGIÃO CONSIDERADA PÓLO INDUSTRIAL
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i2.720RESUMO: Este artigo aborda a Responsabilidades Social das Empresas (RSE) na região sudeste do país. Este analisa quais as ações socioambientais que duas metalúrgicas localizada na região de polo industrial têm praticado e como estas têm refletido em sua comunidade local, bem como os benefícios que a organização têm adquirido com tal prática. Ações que nos dias de hoje são essenciais para oferecer um desenvolvimento sustentável a região, uma vez que a comunidade tem valorizado mais os serviços e produtos que estão em acordo com o meio ambiente. Desta forma, questões como ética, respeito e parcerias são discutidas ao longo do trabalho. Para fazer esta análise foram feitos revisão de literatura e estudos descritivos onde pôde-se constatar que as organizações têm se preocupado com os impactos que suas ações podem causar ao meio ambiente levando-as a darem um destino a seus resíduos de forma mais consciente.
PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social, Comunidade, Ética.
ABSTRACT:
This article discusses the Social Responsibilities (CSR) in the southeastern region of the country .This examines what environmental actions that two metals located in the industrial region have been practicing and how these are reflected in his local community as well as the benefits that the organization has gained from such practice.Shares that today are essential to deliver sustainable development in the region, since the community has reclaimed more services and products that are in accord with the environment.Therefore, issues such as ethics, respect and partnerships are discussed throughout the paper.To do this analysis, we made a literature review and descriptive studies where one may observe that organizations have been concerned with the impacts that their actions can cause to the environment causing them to give their waste to a destination in a more conscious.
KEYWORDS: Social Responsibility, Community, Ethics
Recebido: 21/06/2013 Aceito: 16/12/2013
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ASHLEY, Patrícia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social. São Paulo: Saraiva, 2003.
CAMARGO, Mariangela Franco et al. Gestão do terceiro setor no Brasil: estratégias de captação de recursos para organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Futura, 2001.
CARVALHO, Alissandra Nazareth. A Responsabilidade Social em Estabelecimentos Turísticos de Hospedagem na Estrada Real/MG: visão e prática do empresariado – Dissertação (mestrado) - Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria. Universidade do Vale do Itajaí. 2006
ETHOS, I. Responsabilidade social das empresas: contribuição das universidades. Vol 1 São Paulo: Peiropólis, 2002.
___________________. Ética e qualidade nas relações. Disponível em : http://www.ethos.org.br/docs/conceitos_praticas/indicadores/responsabilidade/etica.asp. Acessado em 09 de maio de 2010.
GODOY, Amalia Maria Goldberg. A conferência de Estocolmo – evolução histórica 2.Economia e Meio Ambiente. 16 de setembro de 2007. Disponível em: http://amaliagodoy.blogspot.com/2007/09/desenvolvimento-
sustentvel-evoluo_16.html. Acessado em 10 de setembro de 2009.
GUERRA FILHO, Newton. Ações ambientais e sociais de empresas hoteleiras classificadas como resorts vistas pelos residentes da comunidade local. Dissertação (mestrado) – Programa de Mestrado em Turismo e Meio Ambiente. Centro Universitário UNA. Belo Horizonte. 2007. 104f.
LEIPZIGER, Deborah.SA 8000: o guia definitivo para a nova norma social. Tradução de Nilza Freire. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.Título Original em Inglês
LOUETTE, A. (org.). Gestão do Conhecimento - Compêndio para Sustentabilidade: Ferramentas de Gestão de Responsabilidade Socioambiental.São Paulo: Antakarana/WHH, 2008.
MELO NETO, Francisco; BRENNAND, Jorgiana Melo. Empresas socialmente responsáveis: o novo desafio da gestão moderna. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
MELO NETO, Francisco; FROES, Cesar. Responsabilidade social & cidadania empresarial - a administração do terceiro setor. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
e-hum Revista Científica das áreas de História, Letras, Educação e Serviço Social do Centro Universitário de Belo Horizonte, vol. 6, n.o 2, Agosto/Dezembro de 2013 - www.http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/index 36
______________________. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.
TACHIZAWA, Takeshy.Gestão ambiental e responsabilidade social corporative: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira.6. ed. Rev.ampl.-2 reimpressão. São Paulo: Atlas, 2010
TORRES, Ciro. Capítulo 2. Responsabilidade social das empresas. In: Fórum Responsabilidade e balanço social: Coletânea de textos. SESI, 2003.
VIEIRA,Roberto Fonseca. A iniciativa privada no contexto social: exercício de cidadania e responsabilidade social.RP em Revista.Salvador, n 22. Maio 2007.Disponível em: www.rp-bahia.com.br. Acessado em 19 de out.2010
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2013 Andresa Cordeiro Ribeiro
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.