Reflexões das práticas pedagógicas a partir de elementos da dança no Ensino Médio

Priscilla Alvarenga Rocha Bottega

Resumo


 

eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v3i1.413

 

 

RESUMO: Por proporcionar inúmeros benefícios aos adolescentes, que se encontram em uma fase conflitante, apresentando dificuldades de se relacionarem consigo mesmo e com o outro, buscamos ministrar aulas de Dança aos alunos do Ensino Médio, possibilitando o exercício de determinados elementos como ritmo, consciência corporal, respiração, entre outros. Através dessas aulas propendemos contribuir para o convívio com o outro, a ampliação do conhecimento acerca de seus limites, capacidades corpóreas, vivências em grupo, levando-os a interagirem com os demais discentes, a respeitarem e refletirem acerca da diversidade de opiniões e a desenvolverem a expressão artística por meio do movimento corporal. Deste modo, as reflexões apresentadas correspondem à experiência de uma docente na área de dança realizada no estúdio do Departamento de Dança da Universidade Federal de Viçosa no ano de 2009. A partir dessas reflexões, constatamos que as atividades propostas foram importantes para essa faixa etária, proporcionando aos discentes um maior conhecimento acerca de suas capacidades corporais, levando-os a realizarem as movimentações de forma mais consciente, além da lapidação do seu relacionamento com o outro e ampliação do conhecimento acerca dos elementos da Dança. PALAVRAS-CHAVE: Dança; Educação; Adolescente  ABSTRACT: By providing numerous benefits to adolescents, who are in a conflicting phase, presenting difficulties to relate with themselves and with others, we seek to teach dance classes to high school students, enabling the exercise of certain elements such as rhythm, body awareness, breath, among others. Through these classes, proper demos contribute to the interaction with the other, the expansion of knowledge about its limits, tangible skills, group experiences, leading them to interact with other students, to observe and reflect on the diversity of views, and to develop artistic expression through body movement. Thus, the reflections presented correspond to the experience of a teacher in the field of dance performed in Viçosa of the Dance Department of the Federal University studio in 2009. From these considerations, we find that the proposed activities were important for this age group, giving students a greater knowledge of their bodily capabilities, leading them to undertake the changes more consciously, in addition to the stoning of their relationship with each other and expand knowledge about the dance elements.
KEYWORDS: Dance; education; teenagerRecebido: 20/06/2010     Aceito: 14/07/2010

Palavras-chave


Dança, Educação, Adolescentes;

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BOTELHO, I. D. S. Z. A dança e a música como elementos construtores no processo ensino-aprendizagem. 2003. Disponível em:

http://www.filologia.org.br/cluerjsg/anais/ii/completos/comunicacoes/iguaraciaradasilva zeferinobotelho.pdf. Acessado em:12 de junho de 2010.

BRASIL. Ministério de Educação e Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Parte I — Bases Legais. Brasília, 1999.

FERNANDES, J. C. Benefícios e malefícios da atividade física colocados na

balança. 2009. Disponível em: Http://xysdaquestao.blogspot.com/2009/10/beneficios

maleficios-da-atividade. htmlquinta. Acessado em: 15 de junho de 2010.

Grünewald, R. D. A.. Toré e Jurema: Emblemas indhgenas no nordeste do Brasil. Ciência e Cultura, vol.60 no.4 São Paulo, 2008

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, no 3, p. 1-5, 2o semestre/ 1996.

PAPPA, C. A. F., MINATTI, S. P. Da infância á vida adulta: passagem pela

adolescência. 2003. Disponível em: http://educacao.aaldeia.net/psicologia-jovem. Acessado em: 11 de junho de 2010.

RAMOS, M. G., TOJAL J. B. A. G. Alongamento: investigação entre acadêmicos do curso de educação física da região de Campinas. Tese de Doutorado,Unicamp, Campinas, 2002.

RENGEL, L. Dicionário Laban. 2. ed. São Paulo: AnnaBlume, 2005

SILVA, P., CAMILO, E. Importância do ritmo coletivo nos dias atuais. 2005. Disponível em:http://dancavida.blogspot.com/2005/11/importncia-do-ritmo-colectivo-nos-dias.html Acessado em: 9 de junho de 2010.

TINZMAN, M. B., JONES, B.F., FENNIMORE, T. F., BAKER, J., FINE, C., PIERCE, J. What is the collaborative classroom? 2009. Disponível em http: /www.NCREL (acesso em 19 de maio de 2010).

VILENA, M. Características Psicológicas dos 13 aos 16 anos. 2006. Disponível em: http://pensamentos.aaldeia.net/trabalho.htm. Acessado em: 26 de novembro de 2009.

VYGOTSKY, L. A formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6o ed. São Paulo: Martins. Fonte, 1998.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 Priscilla Alvarenga Rocha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2