Cultura da educação matemática nas tirinhas “Calvin e Haroldo”
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i2.402
RESUMO: o artigo discute os elementos da cultura da educação matemática presentes nas tirinhas Calvin e Haroldo, do cartunista americano Bill Watterson, publicadas em jornais de todo o mundo ao longo de dez anos, entre 1985 e 1995, e compiladas em dez livros próprios e em coletâneas. As histórias das tirinhas transpassam temas como: educação matemática, convivência social, relação entre pais e filhos e outros.
PALAVRAS-CHAVE: etnomatemática, educação matemática, cultura da aprendizagem, calvin e haroldo.
ABSTRACT: Article discusses the elements of mathematics education culture present in strips Calvin and Hobbes, Bill Watterson American cartoonist, published in newspapers around the world over ten years between 1985 and 1995 and compiled in ten own books and collections . The stories of strips trespass topics such as mathematics education, social life, relationship between parents and children and others.
KEYWORDS: ethnomathematical, mathematics education, learning culture, Calvin and Hobbes.
Recebido: 03/11/2009 Aceito: 17/12/2009
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
D’ AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
_______. A matemática nas Américas Central e do Sul. In: LIZARZABURU, A;
SOTO, G. (orgs.). Pluriculturalidade e aprendizagem da matemática na América Latina. Porto Alegre: Artmed, 2006. cap. 2, p. 71-86.
FARIA FILHO, L. Instrução elementar no século XIX. In: LOPES, E.; FARIA FILHO, L. & VEIGA, C. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. cap. 6, p. 135-150.
GONÇALVES, I. Cultura escolar: práticas e produção dos grupos escolares em Minas Gerais (1891-1918). Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
KRUGER, A.; TOMASELLO, M; RATNER, H. Cultural learning. Behavioral e Brain Sciences, Cambridge, v. 16, p. 495-552, 1993.
KRUGER, A.; TOMASELLO, M. Aprendizagem cultural e cultura da aprendizagem. In: OLSON, D.; TORRANCE, N. (orgs.). Educação e desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2000. cap. 17, p. 306-321.
MIORIM, M. Introdução à história da matemática. São Paulo: Atual, 2004.
MORIN, E. A religação dos saberes. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.
MOYA, Álvaro de. Histórias em quadrinho. São Paulo: Brasiliense, 1993.
NOGUEIRA, M.; NOGUEIRA, C. Bourdieu e a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PAIS, L. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
ROGOFF, B.; CHAVAJAY, P.; MATUSOV, E. Questioning assumptions about cultureand individuals. Behavioral e Brain Sciences, Cambridge, v. 16, p. 533-534, 1993.
SANTALÓ, L. Matemática para não-matemáticos. In: PARRA, C; SAIZ, I. (orgs.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996. cap. 1, p. 11-25.
SILVA, V. Relação com o saber na aprendizagem matemática: uma contribuição para a reflexão didática sobre as práticas educativas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, p. 150-161, jan./abr. 2008.
WATTERSON, B. O ataque dos transtornados monstros de neve mutantes
assassinos. São Paulo: Best News, 1994.
_______. Felino selvagem psicopata homicida. São Paulo: Best News, 1996.
_______. O mundo é mágico. São Paulo: Conrad, 2007.
_______. Biografia de Bill Watterson. Disponível em:
http://depositodocalvin.blogspot.com/2009/04/biografia-de-bill-watterson.html.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2009 Davi Mourão Motta Drummond, Renato Srbek Araujo
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.