CONCEPÇÕES E POTENCIALIDADES DO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA (Dossíê: As Dinâmicas do Patrimônio Cultural da Materialidade a Imaterialidade)

Luisa Teixeira Andrade, Smally Gonçalves Rodrigues, Natália Maíra Fernandes Andrade

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v12i2.3017


Conceptions and potentialities of the Memorial Minas Gerais Vale Company for History Teaching

Resumo: Partindo da Hipótese de que os museus e demais espaços de educação não-formal são espaços propícios para ensinar e aprender História e que o patrimônio cultural contribui potencialmente na formação histórica, elegemos como lócus para trabalhar o ensino e aprendizagem de História em espaços de Cultura, o Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Liberdade na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi explorado o potencial do ensino de História nos museus através de um trabalho prévio em sala de aula com o intuito de sensibilizar os alunos quanto a utilização de novos espaços para a aprendizagem seguido de uma visita mediada ao eixo Africanidades do Memorial Minas Gerai Vale. Os diálogos em sala de aula bem como no interior das salas de exposição do Memorial revelaram o potencial educativo dos objetos da cultura material e simbólica da sociedade para o Ensino de História.
Palavras-chaves: Memorial Minas Gerais Vale; Ensino de História; Aprendizagem em Museus.

Abstract: Based on the hypothesis that museums and other non-formal education spaces are propitious for teaching and learning history and that cultural heritage potentially contributes to historical formation, we chose to investigate History teaching and learning in the Minas Gerais Vale Memorial, a cultural space which belongs to the Liberdade Circuit in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. The potential of history teaching in museums was explored through previous work in the classroom, in order to raise students' awareness of the possibility of new spaces for learning, as well as a mediated visit to the Africanities axis of the Minas Gerais Vale Memorial. The dialogues in the classroom as well as inside the Memorial exhibition rooms revealed the educational potential of objects of society material and symbolic culture for the Teaching of History.

Keywords: Memorial Minas Gerais Vale; History Teaching; Learning in Museums.

Recebido em: 10/11/2019  – Aceito em 31/12/2019


Palavras-chave


Ensino de História; Museus; Espaço Educativo;

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

BRASIL, Ministério da Cultura. Vale. Plano Educativo Memorial Minas Gerais Vale. Belo Horizonte, MG.

CHAGAS, Mário de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Chapecó: Argos Editora, 2006. 135 p.

FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves.; VIDAL, Diana Gonçalves. Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013. 250 p.

HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 90.

LOPES, Maria Margaret. “A favor da desescolarização dos museus”. Revista Educação e Sociedade. S. Bernardo do Campo, Instituto Metodista de Ensino Superior, n. 40, 1991.

MACHADO, M. A. Cultura, ciência e política: olhares sobre a história da criação dos museus no Brasil. In: FIGUEIREDO, B. G.; VIDAL, D. G. Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013. cap. 4, p. 145-158.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. 2ª Edição. São Paulo: Intermeios, 2012. 162p.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. A exposição museológica e o conhecimento Histórico. In: FIGUEIREDO, B. G.; VIDAL, D. G. Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. 2. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013. cap. 1, p. 15-89.

PINHO, Frederico Alves. Tecendo Narrativas, costurando tempos: ensino e aprendizagem de História no museu de artes e ofícios. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE, Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó, SC: Argos, 2004. 178p.

STARLING, H. M. M.; CARDIA, G.; ALMEIDA, S. R. G.; MARTINS, B.V. (Org.). Minas Gerais. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2011. 305 p.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil, 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. 287 p.

TASSIS, Christiane. Memorial Minas Gerais Vale: o espaço vivo da cultura mineira ano 2013. 1ª Edição. Belo Horizonte: Rona, 2014. 112p.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário

Direitos autorais 2020 Luisa Teixeira Andrade, Smally Gonçalves Rodrigues, Natália Maíra Fernandes Andrade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2