ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS DAS FAMÍLIAS EM MINAS NO SÉCULO XVIII: ALGUMAS TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS. "Dossíê História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."

Fabrício Vinhas Manini Angelo

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2618

 

Educational Strategies of Households in Mines in the 18th Century: Some Educational Trajectories.


Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar reflexões feitas a partir das pesquisas de doutoramento sobre o papel das famílias na educação dos seus descendentes em Minas no século XVIII. Especificamente para este trabalho busca-se apresentar estudos de casos que permitem entender como as estratégias familiares daquele período serviam para preparavam seus herdeiros denotando um projeto intergeracional educativo. Para isso, verticalizou-se a análise em estudos de casos que emergem da massa documental. De maneira geral, a partir de ensaios sobre as estratégias educativas empreendidas por estas famílias busca-se compreender o papel que a família assume na trajetória educacional das futuras gerações, isto é, busca-se compreender as estratégias educativas das famílias em relação à sua descendência. Além disso, o foco deste trabalho é aplicar o arcabouço teórico-metodológico cunhado por Pierre Bourdieu em outro contexto histórico. Claro que isto não é possível sem se estabelecer um diálogo crítico com o sociólogo francês. Sendo assim, identifica-se uma estratégia educativa familiar intergeracional e como a reflexão teórica-metodologica estabelecida pelo sociólogo francês permiti observar tais práticas.
Palavras-chave: História da Família, História da Educação, Pierre Bourdieu, Minas, século XVIII

Abstract: This article aims to present reflections made from the doctoral research on the role of families in the education of their descendants in Minas Gerais in the 18th century. Specifically for this work, we intend to present case studies that allow us to understand how the family strategies of that period served to prepare their heirs denoting an intergenerational educational project. For this, the analysis was verticalized in case studies that emerge from the documentary mass. In general, from the essays on the educational strategies undertaken by these families, the family's role in the educational trajectory of the future generations is sought to understand the families' educational strategies in relation to their descendants . In addition, the focus of this work is to apply the theoretical-methodological framework coined by Pierre Bourdieu in another historical context. Of course this is not possible without establishing a critical dialogue with the French sociologist. Thus, an intergenerational family educational strategy is identified and how the theoretical-methodological reflection established by the French sociologist allowed to observe such practices.
Keywords: History of Family , History of Education, Pierre Bourdieu, Minas, 18th century

Recebido em: 17/08/2017  – Aceito em 09/09/2018


Palavras-chave


História da Educação; História do Ensino; Educação seculos XVIII e XIX

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Referências


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