IDENTIDADES NEGADAS: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DOS PEREIRA DE ABREU “AFRICANOS” E SEUS DESCENDENTES DO PÓS-ABOLIÇÃO EM MINAS GERAIS, A PARTIR DA NARRATIVA DAS MULHERES.

Vanda Lúcia Praxedes

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2247


Denied identities: history and memory of Pereira de Abreu “Africans” and their descendants on post-abolition in Minas Gerais, based on women’s narrative

Resumo: Este artigo procura dar visibilidade à história e memórias referente à Fazenda Mata Cavalo e seus herdeiros – negros alforriados, no segundo quartel do século XIX, tendo como pano de fundo a narrativa de mulheres negras sobre esses seus ancestrais africanos, suas trajetórias e percursos dos descendentes a partir do pós-abolição em Minas Gerais.Optamos por reconstruir a história da Fazenda Mata Cavalo e seus habitantes adotando os procedimentos da pesquisa documental e da história oral, entrecruzando o passado e o presente. O destino dos Pereira de Abreu no pós-abolição foi a dispersão. Dispersou-se, assim, os espaços existenciais e referenciais da cultura negra dos Pereira de Abreu, além de serem privados de uma série de direitos na atualidade, enquanto comunidade negra.

 Palavras-Chave: História - memória – pós-abolição - Fazenda Mata Cavalo - população negra – narrativa.

Abstract: This article looks for giving visibility to the history and memories related to the Mata Cavalo Farm and its heirs (freed blacks) during the second quarter of the 19th century. History and memories based on the black women’s narratives about their African ancestors, their history, and the descendant’s paths after the post-abolition in Minas Gerais. This article reconstitutes the history of the Mata Cavalo Farm and its inhabitants using desk research and oral history, combining information from past and present. After the post-abolition the family Pereira de Abreu had dispersed, resulting in the scattering of their lands and the dispersion of space-based references of the Pereira de Abreu family’s black culture. In addition they had loose several rights which they could claim as a black community nowadays.

 Keywords: History - memory – post-abolition - Mata Cavalo Farm – Black population – narrative.

Recebido em: 24/07/2017  – Aceito em 24/08/2017


Palavras-chave


Histíria dos Africanos, Fazenda Mata Cavalos, População Negras

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, M.G, A educação exilada – Colégio Caraça. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2001.

ARAUJO, Maria Lúcia Viveiros. Contribuição metodológica para a pesquisa historiográfica com os testamentos. Revista Histórica, Revista Eletrônica do Arquivo do Estado de São Paulo, n.6, out, 2005. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/.

CUNHA JUNIOR, Henrique. Tecnologia africana na formação brasileira. 1ª ed. Rio de Janeiro: CEAP, 2010.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. v. 1. O legado da raça branca. São Paulo: Dominus Edusp, 1965.

GROSSI, Yone. Constança do Serro Frio. Revista Brasileira de Estudos Políticos, n. 73, jul, Belo Horizonte, 1991.

GROSSI, Yone; MARTINS, Fábio. Herança negra de liberdade e exclusão. Caderno História, v.2,n.2, p. 7-22, jun, 1997.

LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Projeto História, 17, São Paulo: Educ, 1981. p. 75. Citado por DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História Oral e narrativa: tempo, memória e identidades. Revista História Oral, n. 6, 2003, p.9-25.

MARTINS, Fábio; Os negros da Fazenda Mata Cavalo e o sonho da Mãe Tança. Revista Minas Gerais, n. 20, outubro, 1989.

MATOS, C.A.V. Indagações e notícias sobre o Morro do Gaspar Soares. Diamantina: Gráfica A Estrela Polar, 1921.

MATTOSO, Kátia de Queirós. Ser escravo no Brasil. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

PAIVA, Eduardo França. Coartações e alforrias nas Minas Gerais do século XVIII: as possibilidades de libertação escrava no principal centro colonial. Revista de História, São Paulo, n.133, p.49-57, 2º semestre, 1995.

PAIVA, Eduardo França. Escravidão e universo cultural na Colônia: Minas Gerais, 1716-1789. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

LIBBY, Douglas Cole; PAIVA, Eduardo França. A escravidão no Brasil: relações sociais, acordos e conflitos. São Paulo: ed. Moderna, 2005.

POULET, G. O espaço proustiano. Rio de Janeiro: Imago, 1992. p. 54-55. Citado por DELGADO, Lucília de Almeida Neves. História Oral e narrativa: tempo, memória e identidades. Revista História Oral, n. 6, 2003, p.9-25.

REIS, Liana Maria. Africanos no Brasil: saberes trazidos e ressignificações culturais. Cadernos de História, Belo Horizonte, v.8, n.10, p. 11-23, 2º sem., 2006.p. 12.

TEIXEIRA, Inês A. de Castro; PRAXEDES, Vanda Lucia. História Oral e Educação: tecendo vínculos e possibilidades pedagógicas. In: VISCARDI, Cláudia M. R. & DELGADO, Lucília de Almeida Neves. (Orgs). História Oral: teoria, educação e sociedade. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2006. p. 155-168.

VALADARES, Virginia M.T. Elites mineiras setecentistas: conjugação de dois mundos. Lisboa: Ed. Colibri, 2004.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Vanda Lúcia Praxedes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2