O QUE É SER UM BOM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÂO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE

Alessandro Gomes da Rocha, Rosalina Batista Braga

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2246

WHAT IT IS TO BE A GOOD TEACHER: A CASE STUDY AT A HIGHER EDUCATION INSTITUTION OF BELO HORIZONTE.

Resumo

Esse artigo apresenta parte dos resultados de uma dissertação realizada no programa de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA de Belo Horizonte. A pesquisa objetivou compreender quais seriam as principais características do “bom professor”, a partir da visão de seus professores. Ou seja, buscou-se identificar o conceito de “bom professor”, buscando, entre os professores mais bem avaliados pela Avaliação Institucional, dos quatro cursos mais bem avaliados pelo ENADE na Instituição, o que eles próprios definem como características de um bom professor. Os resultados encontrados na pesquisa foram colocados em diálogo com os resultados de outras pesquisas já realizadas sobre o tema, bem como, com a literatura existente, respeitando as especificidades do tipo de IES da presente pesquisa.

Palavras-chave: Bom Professor. Formação Docente. Avaliação Docente.

Abstract

This article presents part of the results of a dissertation held in the Professional Master's Program in Social Management, Education and Local Development of UNA University Center in Belo Horizonte. The research aimed to understand what would be the main characteristics of the "good teacher", from the perspective of their teachers. That is, we tried to identify the concept of "good teacher", searching among the teachers most evaluated by the Institutional Evaluation of the four courses most evaluated by ENADE in the Institution, which they themselves define as characteristics of a good teacher. The results found in the research were placed in dialogue with the results of other research already done on the subject, as well as with the existing literature, respecting the specificities of the Institution type of the present research.

Keywords: Good Teacher. Teacher Training. Teacher Evaluation.

Recebido em: 02/06/2017  – Aceito em: 08/08/2017


Palavras-chave


Bom Professor, Formação Docente, Avaliação Docente,

Texto completo:

PDF

Referências


BEHLAU, M; DRAGONE, ML e NAGANO, L. A Voz que Ensina: O Professor e a Comunicação Oral em Sala de Aula. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

BELTRÃO, Fernanda Barroso; MACÁRIO, Nilza Magalhães. O bom professor de educação física: visão do estado, visão do aluno. Motriz: Revista de Educação Física – UNESP, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 81-87, jul./dez. 2000.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. INEP. Censo Superior 2007. Brasília: INEP, 2007 (acesso em http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/em 5 de novembro de 2009

BRASIL. Lei 9.394, 1996. Brasília: Presidência da República. Acesso em www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm em dezembro de 2009.v

CUNHA, Maria Isabel da. O Bom Professor e sua Prática. 20ª ed. Campinas: Papirus, 1989.

CUNHA, Maria Isabel da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, ago. 2006 . Disponível em . acessos em 23 mar. 2010. doi: (?) 10.1590/S1413-24782006000200005.

DEL GAUDIO, Rogata Soares. Concepções de nação e Estado Nacional dos docentes de Geografia: Belo Horizonte no final do milênio. 2006. 262f. (Tese de doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. avenida, (?) São Paulo, v. 21, n. 60, ago. 2007. Disponível em . acessos em 15 mar. 2009. doi: 10.1590/S0103-40142007000200006.

DRAGONE, ML. Voz do Professor: interfaces e valor como instrumento de trabalho. Dissertação de Mestrado pela Universidade Estadual Paulista. Barueri, Pró-Fono, 2000. (CD-ROM Cantinho das Teses).

FLORES, Cidália. O ensino e os professores na perspectiva dos alunos: um estudo numa escola secundária. In: FLORES, M.A.; ALVES, M.P. (org.) Trabalho Docente, formação e avaliação: clarificar conceitos, fundamentar práticas. Mangualde: Edições Pedagogo (?), 2010. p. 129-151.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

GAUTHIER, Clermont...[et al.]. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijui, 1998.

GESTÃO EDUCACIONAL. Entre na roda. Gestão de Pessoas. São Paulo. Disponível em http://www.gestaoeducacional.com.br/canal_ver_materia.php?materia=entre_na_roda.htm&images=gestao_pessoas. Acesso em 22 de mar. 2010.

PRETTO, Nelson e PINTO, Claudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Rev. Brasileira Educ., abr 2006, vol.11, nº 31, p. 19-30. ISSN 141302478. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000100003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 15 mar. 2009.

UNICEF. What Makes a Good Teacher: Opinions from around the world. 2001. Disponível em http://www.unicef.org/teachers/teacher/teacher.htm. Acesso em 22 de mar. 2010.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 3a d. Porto Alegre: Bookman, 2005.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Alessandro Gomes da Rocha, Rosalina Batista Braga

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2