A ESCRITA DA MEMÓRIA – A CONTRIBUIÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL PARA A PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL DA CASA DA GLÓRIA (DIAMANTINA-MG (Dossiê: Gestão, Educação e Patrimônio Cultural)

Isabella Brandão Lara

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v7i2.1562

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar as diversas versões que as fontes apontam para a história da Casa da Glória, localizada da cidade de Diamantina, Minas Gerais, e símbolo da campanha “Diamantina Patrimônio Cultural da Humanidade”. Pretende-se, com a diversidade de narrativas históricas , ampliar o olhar que a população e os visitantes têm sobre este imóvel e demonstrar como essa multiplicidade de vozes compõem formas coletivas e individuais de se relacionar com o patrimônio material.  A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa foi a realização de entrevistas, levantamento de fontes documentais e referencial bibliográfico. A principal conclusão deste artigo corrobora com a ideia de que é preciso conhecer para preservar. Quando a comunidade sente-se pertencente a um patrimônio, os próprios moradores atuam como guardião do bem e colaboram para a ampliação de seus processos de conservação e relevância social.


Palavras-chave: Casa da Glória, Passadiço, Colégio Nossa Senhora das Dores.

ABSTRACT:

This study aims to demonstrate the different versions that the sources point to the history of the House of Glory, located in the city of Diamantina, Minas Gerais, and symbol of the campaign "Diamantina Cultural Heritage". It is intended, with the diversity of historical narratives, broaden perspectives that the population and visitors have about this property and demonstrate how this multiplicity of voices make collective and individual ways of relating to the material heritage. The methodology used to develop this research was conducting interviews, survey of documentary sources and bibliographic references. The main conclusion of this article corroborates the idea that you need to know to preserve. When the community feels belonging to an estate, the residents themselves act as guardian of good and collaborate to expand their conservation processes and social relevance.


Keywords: House of Glory, Walkway, College Our Lady of Sorrows.

Recebido em: 23/05/2015 – Aceito em 19/06/2015


Palavras-chave


Casa da Gloria, Memória, Passadiço, Colégio Nossa Senhora das Dores

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