CULTURA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS TIRINHAS “CALVIN E HAROLDO”

Davi Mourão Motta Drummond, Renato Srbek Araujo

Resumo


RESUMO:

o artigo discute os elementos da cultura da educação matemática presentes nas tirinhas Calvin e Haroldo, do cartunista americano Bill Watterson, publicadas em jornais de todo o mundo ao longo de dez anos, entre 1985 e 1995, e compiladas em dez livros próprios e em coletâneas. As histórias das tirinhas transpassam temas como: educação matemática, convivência social, relação entre pais e filhos e outros.

PALAVRAS-CHAVE: etnomatemática, educação matemática, cultura da aprendizagem, calvin e haroldo.

ABSTRACT:

Article discusses the elements of mathematics education culture present in strips Calvin and Hobbes, Bill Watterson American cartoonist, published in newspapers around the world over ten years between 1985 and 1995 and compiled in ten own books and collections . The stories of strips trespass topics such as mathematics education, social life, relationship between parents and children and others.

KEYWORDS: ethnomathematical, mathematics education, learning culture, Calvin and Hobbes.

Recebido: 03/11/2009     Aceito: 17/12/2009


Palavras-chave


etnomatemática; educação matemática; cultura da aprendizagem; calvin e haroldo;

Texto completo:

PDF

##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários
 |  Incluir comentário

Direitos autorais