Novas tecnologias: Novos Professores? Novos Saberes?

Daniele Cristina Mendes

Resumo


eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier    

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v1i1.368


RESUMO: A integração da educação com a informação-comunicação precisa ter seu lugar repensado dentro das escolas. Neste artigo tento instigar reflexões no trato das questões referentes às novas tecnologias e suas implicações na leitura, na linguagem e na formação dos professores.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura, Internet, Formação Docente

ABSTRACT:The integration of education with the information and communication, must have rethought its place within the schools. In this article I try to instigate reflections on issues concerning the treatment of new technologies and their implications for reading, in language and training of teachers.

KEYWORDS: Reading, Internet, Teacher education

Recebido: 30/10/2008     Aceito:30/11/2008


Palavras-chave


Leitura; Internet; Formação Docente;

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2.ed. São Paulo: Martins Fonte, 1997.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos? São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

COSCARELLI, Carla Viana. A produção de gêneros textuais. Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.

FISCHER, Rosa Maria B. Identidade, Cultura e Mídia: a complexidade de novas questões educacionais na contemporaineidade. In: SILVA, Luis Heron (org.) Século XXI. Qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999.

KRAMER, S. Por Entre as Pedras: Armas e Sonhos na Escola. São Paulo: Ática, 1993.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, v.4, n.1, p.79-111, 2001.

MARINHO, Marildes. A oficialização de novas concepções para o ensino de português no Brasil. Tese de doutorado da Faculdade de Letras. Unicamp. 2001

QUEIROZ, Sonia. Poesia em imagens, sons e páginas virtuais. In MARINHO, Marildes (org). Ler e navegar: espaço e percursos da leitura. Campinas: Mercado de Letras –

ALB, 2001 RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela – letramento e novos suportes de leitura e escrita In. COSCARELLI, Carla, RIBEIRO, Ana Elisa (orgs.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2005

ROCHA, E. A. C. Pré-escola e Escola: Unidade ou Diversidade. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, 1992

RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez, 1993.

SCHAFF, A. A Sociedade Informática: as Conseqüências da Segunda Revolução Industrial. São Paulo: Fundação Editora Unesp, Brasiliense,1990.

SCHNEUWLY, Bernard (2004). Os Gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetivos de ensino in SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. ROJO, Roxane, CORDEIRO, Glaís Sales. Campinas, SP: Mercado das letras, p.71-91.

SILVA, Sandro Luiz da. Letramento digital de professores em contexto de formação continuada. Dissertação de mestrado do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2004

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. Novas possibilidades de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, v. 23, n.81, p. 143-160, dez 2002.

STAHL, Marimar M. Formação de professores para uso das novas tecnologias de comunicação e informação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1997.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2008 Daniele Cristina Mendes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2