Silenciamento: a historiografia sobre a educação feminina na colônia
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v5i2.876RESUMO: O objetivo de nosso trabalho é analisar a produção historiográfica acerca da história da educação feminina no Brasil referente ao período colonial. Tomamos como fontes de pesquisa os resumos e trabalhos completos publicados nas edições I a VI do Congresso Brasileiro de História da Educação (realizadas em 2000, 2002, 2004, 2006, 2008 e 2011) e do I ao VI Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais (2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2011). Ademais, os artigos de 27 números da Revista Brasileira de História da Educação, publicados entre 2001 e 2011. A discussão que se apresenta diante dos trabalhos examinados nos sugere duas questões norteadoras: a primeira relativa às fontes disponíveis para a pesquisa histórica, em que se ressalta a escassez de documentos que dizem respeito diretamente às mulheres no período colonial. Em segundo lugar, examinamos as condições sociais e educacionais vividas pelas mulheres. Destacamos que a institucionalização da educação feminina teve objetivos e ritmos bastante diferenciados da educação oferecida ao sexo masculino. A educação para as mulheres não era algo reconhecido como necessário, como bem evidencia o caso exemplar da legalização do ensino feminino elaborada no reinado de D. Maria I (1777-1792) e que não fora efetivada. A educação das mulheres era realizada prioritariamente no ambiente doméstico, restringindo-se ao aprendizado das habilidades básicas de leitura e escrita, Doutrina Cristã, prendas domésticas (trabalhos de agulha) e, em alguns casos, música. Tais iniciativas de cunho privado quase não nos legaram registros. Assim, a partir das restrições educacionais das mulheres e limitação de fontes sobre suas experiências educativas no período colonial, consideramos que o sexo feminino viveu em uma zona de silenciamento.
PALAVRAS-CHAVE:História da educação feminina; período colonial; educação doméstica.
ABSTRACT: The aim of our work is to analyze the historical production about the history of women's education in Brazil regarding the colonial period. We take as source the abstract and full papers published in the editions I to VI of the Brazilian Congress of History of Education (held in 2000, 2002, 2004, 2006, 2008 and 2011) and I to VI Congress of Research and Training in History Education in Ontario (2001, 2003, 2005, 2007, 2009 and 2011). Moreover, Articles 27 numbers of the Journal of the History of Education, published between 2001 and 2011. The discussion that presents himself before the work suggests examined in two guiding questions: the first relating to the sources available for historical research, in which highlights the lack of documents that relate directly to women in the colonial period. Second, we examine the social and educational conditions experienced by women. We emphasize that the institutionalization of women's education goals and had quite different rhythms of the male sex education offered. Education for women was not something recognized as necessary, as well shows the exemplary case of the legalization of female education developed in the reign of Queen Mary I (1777-1792) and which was not honored. Women's education was conducted primarily in the home, restricting themselves to learning the basic skills of reading and writing, Christian Doctrine, housewives (needlework) and, in some cases, music. Such private initiatives nature hardly left us records. Thus, from the educational constraints of women and limited sources of their educational experiences in the colonial period, we consider that females lived in a muting area.
KEYWORDS: History of female education; colonial period; domestic education.
Recebido: 30/06/2012 Aceito 26/10/2012
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Fontes Documentais:
Arquivo Geral das Alfândegas de Lisboa: Livro 174-2.
Referências Bibliográficas:
ADÃO, Áurea. Estado Absoluto e Ensino de Primeiras Letras. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1997.
ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres na colônia. Condição feminina nos conventos e recolhimentos do sudeste do Brasil, 1750-1822. Rio de Janeiro: Edunb; José Olympio, 1999.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, I, 2000, Caderno de Resumos... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000. CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, II, 2002, Caderno de Resumos... Natal, 2002.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, III, 2004, Caderno de Resumos... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2004.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, IV, 2006, Caderno de Resumos... Universidade Católica de Goiás, 2006.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, V, 2008, Caderno de Resumos... Aracaju: Universidade Federal de Sergipe/Universidade Tiradentes, 2008.
CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, VI, 2011, Caderno de Programação... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2011.
CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, I, 2001, Caderno de Resumos...Belo Horizonte, 2001.
CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, II, 2003, Caderno de Resumos... Uberlândia, 2003.
CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, III, 2005, Caderno de Resumos... São João Del-Rei: Universidade Federal de São João Del-Rei, 2005.
CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, IV, 2007, Caderno de Resumos... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007.
CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, V, 2009, Caderno de Resumos... Montes Claros, Unimontes, 2009.
CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS, VI, 2011, Caderno de Programação... Viçosa, UFV, 2011.
FERNANDES, Rogério. Os caminhos do ABC. Porto: Editora do Porto, 1994.
___. Estratégias de ironia e de sarcasmo contra a educação feminina em Portugal (séculos XVIII/XIX). Faces de Eva, Lisboa, n.9, p. 13-27, 2003.
FLORES, Conceição. Tecendo a história das mulheres no século XVIII: Teresa Margarida da Silva e Orta. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, II, 2002, Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002. CD-ROM.
LOPES, Eliane Marta Teixeira. O aprendiz de feiticeiro e o mestre historiador: quem faz a História? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. (orgs.). 2 ed.
Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 19-31. Vol. I.
MORAIS, Christianni Cardoso. Posse e usos da cultura escrita e difusão da escola: de Portugal ao Ultramar, Vila e Termo de São João del-Rei, Minas Gerais (1750-1850). Tese (Doutorado). Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
OLIVEIRA, Cláudia Fernanda de. Aprender para o trabalho: a educação de meninas pobres na Comarca do Rio das Velhas – 1750/1800. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais, III, 2005, Anais...São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2005. CD-ROM
___. Educação feminina e sociabilidades na América Portuguesa: a mulher entre o lar e o mundo do trabalho na Comarca do Rio das Velhas (1750-1800). Congresso Brasileiro de História da Educação, V, 2008, Anais... Aracaju: Universidade Federal de Sergipe/Universidade Tiradentes, 2008. CD-ROM.
___. A Educação Feminina na Comarca do Rio das Velhas (1750/1800): a
constituição de um padrão ideal de ser mulher e sua inserção na sociedade colonial mineira. Dissertação (Mestrado). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
___. A Educação feminina na Comarca do Rio das Velhas/MG (1750-1800):aprendendo a “cozer, bordar e fazer rendar”. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais, IV, 2007, Anais... Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007. CD-ROM
___. Manuais de civilidade e tratados sobre educação portugueses: luzes sobre a educação feminina em Minas Gerais. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais, V, 2009, Anais... Montes Claros: Universidade Estadual de Minas Gerais, 2009. CD-ROM.
SANTOS, Vera Maria dos. Escrita ou leitura? Maria Cardozo de Oliveira – 1765. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, VI, 2011, Anais... Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2011. CD-ROM.
SILVA, Michelle Pereira. Modernidade e educação feminina: as construções históricas de uma educação negada. In: Congresso Brasileiro de História da Educação, III, 2004, Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011. CD-ROM.
VARTULI, Sílvia Maria A. R. Um novo desenho para a América Portuguesa:
instrução feminina e inserção social no século XVIII e início do XIX. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em História da Educação de Minas Gerais, VI, 2011, Anais... Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2011. CD-ROM
VILLALTA, Luiz Carlos. Ler, escrever, bibliotecas e estratificação social. In:
RESENDE, Maria Efigênia de; VILLALTA, Luiz Carlos (orgs). História de Minas Gerais. As Minas Setecentistas 2. Belo Horizonte: Autêntica; Companhia do Tempo, 2007. p. 289-311. Vol. II.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Fernanda Costa Frazão, Christianni Cardoso Morais
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.