Tensões e disputas: os professores e os livros escolares no século XIX

Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos

Resumo


 

eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

 

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v3i2.422


RESUMO: Este artigo apresenta um estudo sobre os processos e trajetórias dos livros escolares, em meados do século XIX, nas escolas da Corte, procurando por meio da análise deste percurso, compreender as tensões e disputas sobre as escolhas dos livros e a participação dos professores públicos primários. Procuro analisar as condições de aparecimento e de permanência do livro na ordem escolar no Brasil, me detendo no exame das regras que presidiam o seu funcionamento de modo a refletir, na perspectiva da história, acerca das ações de escolarização e da emergência do livro escolar, que indo além dos regulamentos e premissas do Estado, contou com a intervenção de professores, nesse caso, participando, propondo e, queixando-se acerca de tais objetos. Assim sendo, almejo analisar a trajetória de adoção do livro escolar, segundo os pressupostos oficiais, recuperando também as intervenções dos professores em um processo entre as práticas e as tensões. Para o desenvolvimento de tal proposta, utilizo como fontes à lei de 1854 que regeu a instrução primária e secundária do Município da Corte e que regulamentou a utilização dos livros nas escolas no período estudado, de 1854 a 1877, as atas da Inspetoria Geral da Instrução Primária e Secundária da Corte, a correspondência entre professores e o conselho diretor da Inspetoria Geral da Instrução Primária e Secundária da Corte, e a versão impressa do Manifesto dos Professores publicada em 1871 pela Typografia J. Villeneuve& Cia e, trechos deste mesmo documento encontrados no jornal pedagógico “A Verdadeira Instrucção Publica” do ano de 1872, de circulação na Corte e na província do Rio de Janeiro.

PALAVRAS-CHAVE: Livros escolares; educação no século XIX; instrução primária.

 

 

ABSTRACT: This article presents a study of the processes and trajectories of textbooks in the mid-nineteenth century, the schools of the Court, looking through the analysis of this journey, to understand the tensions and disputes over the choice of books and the participation of public primary teachers. I analyze the emergence of conditions and book stay in school order in Brazil, holding me in the examination of the rules presiding over its operation to reflect, in the perspective of history, about the schooling of shares and the emergence of the textbook, that going beyond regulations and state premises, had the intervention of teachers, in this case, participating, proposing and, complaining about such objects. Therefore, I long to analyze the trajectory of adoption of school books, according to official assumptions, also recovering the activities of the teachers in a process between the practices and tensions. For the development of such a proposal, I use as sources the law that governed the 1854 primary and secondary education Court Municipality and regulated the use of books in schools during the study period, from 1854 to 1877, the minutes of the General Inspectorate of Education Primary and Secondary of the Court, the correspondence between teachers and the board of the General Inspection of Primary and Secondary Education of the Court, and the printed version of the Teacher's Manifesto published in 1871 by Typografia J. Villeneuve & Co., and this same document excerpts found in the pedagogical newspaper "True public instruction" in the year 1872, movement in the Court and the province of Rio de Janeiro.


KEYWORDSschool books; education in the nineteenth century; primary education.

Recebido:05/12/2010        Aceito: 23/12/2010


Palavras-chave


Livros escolares; educação no século XIX; escola primária;

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS:

BLAKE Sacramento. Diccionario Biobliographico do Brasil. RJ: Imprensa Nacional. 1899.

BITTENCOURT, Circe Maria F. Livro Didático e Conhecimento Histórico: uma história do saber escolar. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Tese de Doutorado, 1993.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, escritores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2a Edição: UNB, 1999.

ESCOLANO BENITO, Agustín. La renovacion de la manualistica escolar en la Espana de entresiglos In: Cultura Revista de Historia e Teoria das Idéias. Actas do Colóquio A geração de 98 e o pensamento Finisecular na Península Ibérica, 3 de dezembro de 1998, Lisboa : Universidade Nova de Lisboa: Centro de Historia da Cultura, v. XIII/2000/2001, Serie, 171- 188, 2001.

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. RJ: Forense. 1995.

GONDRA. J. J. Ao Correr da Pena: reflexões relativas às cartas de professores do século XIX. In: MIGNOT, Ana Crystina Venâncio, CUNHA, Maria Teresa Santos. (orgs) Práticas de memória docente. Série Cultura, Memória e Currículo. Rio de Janeiro: Cortez, 2003.

______, Artes de civilizar. Medicina, higiene e educação escolar na Corte imperial. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2005.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4a Edição. Campinas: EDUNICAMP, 1996.

LEMOS, D. C. A. O Discurso da ordem: A constituição do campo docente na Corte Imperial. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação. Rio de Janeiro: UERJ, 2006.

MARTINEZ, Alessandra F. Educar e Instruir: a Instrução Pública na Corte Imperial (1870 - 1889). Dissertação (Mestrado em História) Faculdade de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 1998.

MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio . A escrita nossa de cada dia: sonhos impressos em iniciativas de preservação da memória escolar In. Rio de Janeiro: UERJ. Seminário Internacional Rede de Conhecimentos e Imagens. Cd-rom, 2003.

NÓVOA, António. “Para o Estudo Sócio-Histórico da gênese e desenvolvimento da

profissão docente” Teoria e educação, Porto Alegre, No 4, 1991.

SCHUELER, Alessandra. Formas e culturas escolares na cidade do Rio de Janeiro: representações, experiências e profissionalização docente em escolas públicas primárias (1870-1890). Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2002.

VIÑAO, Antonio. Historia de la educación e historia cultural: posibilidades, problemas, questiones. Revista Brasileira de Educação, no 0. São Paulo: Ação Educativa, 1995.

Fontes Manuscritas

Setor de Documentação Escrita do AGCRJ: Série de Instrução Pública.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2010 Daniel Cavalcanti de Albuquerque Lemos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2