Alguns dados sobre a pesquisa “Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente”
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i2.401
RESUMO: Os dados da pesquisa Dilemas epistemológicos na formação de professores: da articulação da teoria desenvolvida à execução da prática docente na educação básica, do grupo de pesquisa GEIFoP (Uni-BH), são apresentados neste artigo, tendo em vista fundamentar a formação docente nos cursos de licenciatura do Uni-BH e a forma como os saberes profissionais são elaborados no processo ensino/aprendizagem de cursos de formação de professores. Pretende-se identificar os dilemas epistemológicos que se colocam na articulação entre o conhecimento adquirido na formação inicial nos cursos de História, Letras, Matemática e Pedagogia e a prática docente nas unidades escolares da rede de ensino da Educação Básica de Belo Horizonte, a partir de quesitos estruturadores de uma prática educacional adequada. Conclui-se pela necessidade se estabelecer critérios mais exigentes para o processo seletivo dos cursos de formação de professores; estimular o comprometimento dos alunos para compreensão do sentido dos dilemas na formação profissional; buscar a articulação dos conteúdos formativos da graduação com simulações de situações dilemáticas já evidenciadas no cotidiano da prática pedagógica; enfatizar mais a visão de escola real em detrimento da visão de escola ideal; trabalhar efetivamente os conteúdos de formação específica com a articulação de forma dialética, conjugando os saberes pedagógicos e a transposição didática.
PALAVRAS-CHAVE: dilemas, teoria-prática, formação inicial de professores.
ABSTRACT: The data of the research Epistemological dilemmas on teachers education: from articulation of the theory developed to the accomplishment of teaching practice in basic education, from the research group GEIFoP (Uni-BH) are presented in this paper, aiming at supporting teachers education on degree courses of Uni-BH and the way how technical knowledge is worked out in the teaching/learning process of these courses. The authors intend to identify the epistemological dilemmas found on the articulation between the knowledge acquired on the starting training at the degrees in History, Letters, Math and Pedagogy and the teaching practice at schools from the network of Basic Education of Belo Horizonte, departing from structuring points for an adequate educational practice. It is concluded that there is a need to set up more demanding criteria for the selection process to teachers’ education courses; a need to stimulate students’ commitment for understanding the meaning of the dilemmas on professional education; the need to search the link between the educational contents of graduation courses and simulations of dilemmatic situations already presented on everyday teaching practice; the need to emphasize a vision of a real school instead that of the ideal school; the need to effectively work the contents for specific education out with the articulation on a dialectic way, putting together the pedagogical knowledge and the teaching practice.”
KEYWORDS: dilemmas, theory - teaching practice, inicial technical knowledge
Recebido: 08/10/2009 Aceito: 17/12/2009
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Referências
ALLAIN, Luciana Resende. Ser professor: o papel dos dilemas na construção da identidade profissional. São Paulo: Annablume; Belo Horizonte: FUMEC, 2005.
CORREIA, José Alberto. A crise da escola e os dispositivos de compensação identitária dos professores. IV Simpósio Trabalho e Educação – ago – 2007.
DEMO, Pedro. Saber Pensar. Instituto Paulo Freire. São Paulo. 2005
FERREIRA, Aurélio B. H. Novo dicionário da Língua Portuguesa. 3.ed. Curitiba:Positivo, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17°ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
KARSENTI, Thierry. Impacto das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) sobre a atitude, a motivação e a mudanças nas práticas pedagógicas dos futuros professores. In. LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. TARDIF,
Maurice; LESSARD, Claude. O Ofício de professor. História, perspectivas e desafios internacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
MONTEIRO, Silas Borges. Análise crítica do conceito de epistemologia da prática na produção teórica da educação. In: XIII ENDIPE: Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. Recife: ENDIPE, 2006.v. I p.15-32.
PATTO, Maria Helena Souza (org.). Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T.A.Queiroz, 1981.
PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências Para Ensinar. 1a ed. Porto Alegre:Artmed, 2000.
SÁ-CHAVES, Idália. Informação, formação e globalização: novos ou velhos paradigmas. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola Reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SACRISTÁN, José Gimeno. A educação que ainda é possível. Ensaios sobre uma cultura para a educação.. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SEVERINO, Antônio J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’Água, 2007.
STREK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos
universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. No13, Jan./Abr., 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e Formação de Professores. 5ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e
desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2009 Marianela Costa Figueiredo Rodrigues da Silva, Nali Rosa Silva Ferreira, Solange Maria Moreira de Campos, Ester Alves Souza, Juscirlane Souza
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.