UM DOCUMENTO SÓ RESPONDE O QUE LHE É PERGUNTADO: COMO FAZER EMERGIR DA DOCUMENTAÇÃO, AS VOZES SILENCIADAS DAS CULTURAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES, PRESENTES EM MINAS GERAIS, NO SÉCULO XVIII? DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v14i1.3284
The Document Only Answers What It Has Asked: How to make the silenced voices of non-school educational cultures, present in Minas Gerais, in the 18th century, emerge from the documentation?
Resumo: O artigo busca analisar a documentação colonial relacionada as devassas eclesiásticas e pastorais no que tange as culturas educacionais e não escolares e as politicas educadoras dos comportamentos direcionadas às restrições etnico raciais da população de Minas Gerais no século XVIII. A partir da análise de um referencial que analisa as politicas educacionais e de contenção da mestiçagem presente na documentação citada, analisa-se o efeito simbólico, educativo e representacional na população não branca e que reflete um cenário escludente.Palavras chave: Pastorais, politicas educacionais, População, Politica de contenção
Abstract: The article seeks to analyze the colonial documentation related to ecclesiastical and pastoral investigations regarding educational and non-school cultures and educational policies of behaviors aimed at ethnic-racial restrictions of the population of Minas Gerais in the 18th century. From the analysis of a framework that analyzes educational policies and the containment of miscegenation present in the aforementioned documentation, the symbolic, educational and representational effect on the non-white population is analyzed, which reflects an excluding scenario.
Keywords: art - afro dance - symbolism - culture - pandemic
Recebido em: 06/06/2021 – Aceito em 31/07/2021
Palavras-chave
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PDFReferências
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