UM DOCUMENTO SÓ RESPONDE O QUE LHE É PERGUNTADO: COMO FAZER EMERGIR DA DOCUMENTAÇÃO, AS VOZES SILENCIADAS DAS CULTURAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES, PRESENTES EM MINAS GERAIS, NO SÉCULO XVIII? DOSSIÊ: A Luta Antirracista e as Ações Afirmativas para a Igualdade Racial.

Hilton César de Oliveira

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier   

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v14i1.3284

The Document Only Answers What It Has Asked: How to make the silenced voices of non-school educational cultures, present in Minas Gerais, in the 18th century, emerge from the documentation?

Resumo: O artigo busca analisar a documentação colonial relacionada as devassas eclesiásticas e pastorais no que tange as culturas educacionais e não escolares e as politicas educadoras dos comportamentos direcionadas às restrições etnico raciais da população de Minas Gerais no século XVIII.   A partir da análise  de um referencial que  analisa as politicas educacionais e de contenção da mestiçagem presente na documentação citada,  analisa-se  o efeito simbólico, educativo e representacional na população não branca e que reflete um cenário escludente.  
Palavras chave: Pastorais, politicas educacionais, População, Politica de contenção

Abstract: The article seeks to analyze the colonial documentation related to ecclesiastical and pastoral investigations regarding educational and non-school cultures and educational policies of behaviors aimed at ethnic-racial restrictions of the population of Minas Gerais in the 18th century. From the analysis of a framework that analyzes educational policies and the containment of miscegenation present in the aforementioned documentation, the symbolic, educational and representational effect on the non-white population is analyzed, which reflects an excluding scenario.
Keywords: art - afro dance - symbolism - culture - pandemic

Recebido em: 06/06/2021  – Aceito em 31/07/2021

Palavras-chave


Relações Etnico raciais; Minas Gerais Século XVIII

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Referências


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