ESTUDO CRÍTICO THOMAS MATHEWS – THE CLASH OF GODS

Claúdio Monteiro Duarte

Resumo


Resumo: Este estudo crítico trata da contribuição do livro de Thomas Mathews, The Clash of Gods, para as discussões iconográficas a respeito da figura de Cristo na arte e na arqueologia paleocristã, enfatizando seu papel historiográfico.

Palavra-Chave: iconografia paleocristã, representações de Cristo, arte tardo-antiga

Abstract: This critical study deals with the contribution of Thomas Mathews’ book, The Clash of Gods, to the iconographic discussions about the figure of Christ in early Christian art and archeology, emphasizing his historiographic role.

Keywords: early Christian iconography, representation of Christ, late Antiquity art

Recebido em: 27/07/2020 – Aceito em 15/08/2020


Palavras-chave


Iconografia Paleocristã; Representação de Cristo; Arte taedo-Antiga

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

ANDALORO, Maria. Dal ritratto all’icona. _____ e ROMANO, Serena (orgs.). Arte e iconografia a Roma: dal Tardoantico alla fine del Medioevo. Milão: Palombi Editori; Jaca Book, 2002.

BELTING, Hans. Likeness and Presence: a history of the image before the era of art (1990). Trad. inglesa: Edmund Jephcott. Chicago; Londres: University of Chicago Press, 1996.

BÍBLIA SAGRADA. CASTRO, O.F.M., Frei J. J. Pedreira de (org.). Tradução dos originais mediante a versão dos monges de Mardsous, Bélgica (1957). São Paulo: Ave Maria, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983. Grandes cientistas sociais, 39.

BOVINI, Giuseppe. I sarcofagi paleocristiani: determinazione della loro cronologia mediante l’analisi dei ritratti. Cidade do Vaticano: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 1949. Monumenti di Antichità Cristiana, serie II, V.

BRANDENBURG, Hugo. Osservazioni sulla fine della produzione e dell’uso dei sarcofagi a rilievo nella tarda antichità nonché sulla loro decorazione. BISCONTI, Fabrizio e BRANDENBURG, Hugo (orgs.). Sarcofagi tardoantichi, paleocristiani e altomedievali: atti della Giornata Tematica dei Seminari di Archeologia Cristiana. École Française de Rome, 8 de maio de 2002. Cidade do Vaticano: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 2004.

BROWN, Peter. O fim do mundo clássico: de Marco Aurélio a Maomé. Lisboa: Editorial Verbo, 1972.

BROWN, Peter. The Clash of Gods. Resenha. The Art Bulletin. Vol. 77, No. 3, Nova York: The College Art Association of America, setembro de 1995, pp. 499-502.

CHRISTIE, Yves (texto) e BONDROIT, Thierry (desenhos). El mundo cristiano hasta el siglo XI. Historia ilustrada de las formas artísticas, volume 5 (1982). Trad. espanhola: Jesús Villaverde e Pablo Martín. Madri: Alianza Editorial, 1987.

CRUZ, Marcus Silva da. A vida monástica nas cartas de São Jerônimo. Revista do Departamento de História, n.º 7. Belo Horizonte: UFMG, 1988, pp. 116-20.

CUMONT, Franz. Recherches sur le symbolisme funéraire des romains. Reimpressão fac-similar: Paris: Librarie Orientaliste Paul Geuthner, 1966. Ed. original: Paris: Geuthner, 1942.

DEICHMANN, Friedrich Wilhelm (editor-chefe); BOVINI, Giuseppe e BRANDENBURG, Hugo (orgs.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo um: Rom und Ostia. Deutsches Archäologisches Institut. Wiesbaden: Franz Steiner Verlag Gmbh, 1967.

DOBSCHÜTZ, Ernst von. Immagini di Cristo (1899). Trad. italiana: Giuseppina Giuliano e Giulia Rossi. Milão: Medusa, 2006.

EBERLEIN, Johann Konrad. Apparitio regis – revelatio veritatis: Studien zur Darstellung des Vorhangs in der bildenden Kunst von der Spätantike bis zum Ende des Mittelalters. Wiesbaden: Ludwig Reichert Verlag, 1982.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Michael Schröter (Org.). Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

FOLETTI, Ivan e QUADRI, Irene. Roma, l’Oriente e il mito della Traditio Legis. Opuscula Historiae Artium, 62. Brno: Universidade de Masaryk, 2013, pp. 16-37. Supplementum.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Vol. 3: o cuidado de si (1984). Trad.: Maria Thereza Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2013.

FREEDBERG, David. The Power of Images: studies in the history of response (1989). Chicago, Londres: Chicago University Press, 1992.

GERKE, Friedrich. Christus in der spätantiken Plastik. Mainz: Florian Kupferberg Verlag, 1948.

GINZBURG, Carlo. De A. Warburg a E. H. Gombrich: notas sobre um problema de método. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e História (1986). Trad.: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

GONZÁLEZ, Justo L. The Story of Christianity. Vol. 1: The early Church to the dawn of Reformation. Nova York: Harper Collins, 2010.

GRABAR, André. Christian Iconography: a study of its origins (1961). Princeton: Princeton University Press, 1980. The A. W. Mellon Lectures in the Fine Arts, 1961. Bollingen Series, XXXV, 10.

HARMLESS, William, S.J. Desert Christians: an intoduction to the literature of early monasticism. Oxford: Oxford University Press, 2004.

HELLEMO, Geir. Adventus Domini: eschatological thought in 4th century apses and catecheses. Leiden: Brill, 1989. Supplements to Vigiliae Christianae, 5.

HOEK, Annewies van den. Anicius Auchenius Bassus, African Red Slip Ware, and the Church. _____ e HERRMANN JR., John J. (orgs.). Pottery, Pavements, and Paradise: iconographic and textual studies on Late Antiquity. Leiden; Boston: Brill, 2013, pp. 133-47. Supplements to Vigiliae Christianae, 122.

HVALVIK, Reidar. Christ Proclaiming His Law to the Apostles: the traditio legis-motif in early Christian art and literature. FOTOPOULOS, John (org.). The New Testament and Early Christian Literature in Greco-Roman Context: studies in honor of David E. Aune. Leiden: Brill, 2006. Supplements to Novum Testamentum, 122.

JENSEN, Robin Margaret. Face to Face: portraits of the divine in early Christianity. Minneapolis: Fortress Press, 2005.

KANTOROWICZ, Ernst. The “King’s Advent” and the Enigmatic Panels in the Doors of Santa Sabina (1944). Selected Studies. Nova York: J. J. Augustin, 1965.

KIILERICH, Bente. The State of Early Christian Iconography in the Twenty-first Century. Studies in Iconography, 36. Princeton: The Index of Christian Art, maio de 2015: pp. 99-134.

KITZINGER, Ernst. Byzantine Art in the Making: main lines of stylistic development in Mediterranean art: 3rd-7th century (1977). Cambridge; Massachusetts: Harvard University Press, 1995.

KOORTBOJIAN, Michael. Myth, Meaning, and Memory on Roman Sarcophagi. Berkeley: University of California Press, 1995.

LACARRIÈRE, Jacques. Padres do deserto: homens embriagados de Deus (1961). Trad.: Marcos Bagno. São Paulo: Loyola, 1996.

LAMPE, Geoffrey W. H. A Patristic Greek Lexicon (1961). Oxford: Clarendon Press, 1968.

LEE, George Mervyn et al (org.). Oxford Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1968.

LEMERLE, Paul. História de Bizâncio (1960). São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LIDDELL, Henry e SCOTT, Robert. A Greek-English Lexicon: with a revised supplement. 9a. edição. Oxford: Clarendon Press, 1996.

MARROU, Henri-Irénée. MOYCIKOC ANHP: étude sur les scènes de la vie intellectuelle figurant sur les monuments funéraires romains. Reimpressão fac-similar: Roma: “L’Erma” di Bretschneider, 1964. Edição original: Grenoble: Didier & Richard, 1938.

MATHEWS, Thomas F. Reply to Peter Brown. The Art Bulletin, vol. 78, no. 1. Nova York: The College Art Association of America, março de 1996, p. 178.

MATHEWS, Thomas F. The Clash of Gods: a reinterpretation of early Christian Art (1993). Revised and expanded edition (1999). Princeton; Oxford: Princeton University Press, 2003.

McNARY, Bernadette. Pre-Theodosian Ascetic Piety in Fourth-Century Egypt: a study of the ascetical letters of bishops and monks. Tese de doutoramento. Toronto: University of Toronto, 1997.

MENEGHINI, Roberto e REA, Rossella (orgs.). La biblioteca infinita: i luoghi del sapere nel mondo antico. Catálogo da exposição no Coliseu de Roma: março a outubro de 2014. Verona: Electa, 2014.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, vol. 23, no. 45. São Paulo: ANPUH/USP, 2003, pp. 11-36.

MUZJ, Maria Giovanna. Imágenes de Dios Padre en el arte cristiano: aspectos problemáticos. Cuadernos monásticos, ns. 142-143. Rengo (Chile): Conferencia de Comunidades Monásticas del Cono Sur, 2002, pp. 387-435.

MUZJ, Maria Giovanna. La Veronica e i temi della visione faccia a faccia. FROMMEL, Ch. e WOLF, Gerhard (orgs.). L’immagine di Cristo: dall’acheropita alla mano d’artista. Cidade do Vaticano: Biblioteca Apostolica Vaticana, 2006, pp. 91-116. Studi e testi, 432.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais (1955). Tradução: Maria Clara Kneese e Jacó Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2007.

RASMUSSEN, Mikael Bøgh. Traditio legis? Cahiers Archéologiques: fin de l’Antiquité et Moyen Age, 47. Paris: Editions Picard, 1999, pp. 5-37.

RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano (1955). Tomo 1: volume 2: Nuevo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2000.

RÉAU, Louis. Iconografía del arte cristiano (1955): Tomo 1: volume 1: Antiguo Testamento. Barcelona: Ediciones del Serbal, 1996.

RODENWALDT, Gerhart. Cortinae: ein Beitrag zur Datierung der antiken Vorlage der mittelalterlichen Terenzillustrationen. Nachrichten von der Gesellschaft der Wissenschaften zu Göttingen: philologiesch-historische Klasse. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1925.

RUBENSON, Samuel. The Letters of St. Antony: origenist theology, monastic tradition and the making of a saint. Lund: Lund University Press, 1990. Biblioteca Historico-ecclesiastica lundensis, 24.

RUSSO, Eugenio. Per leggere «The Clash of Gods. A Reinterpretation of Early Christian Art» di Thomas F. Mathews. Prefácio para MATHEWS, Thomas F. Scontro di dei: una reinterpretazione dell’arte paleocristiana. Milão: Jaca Book, 2005.

SAUER, Josef. Das Aufkommen des bärtigen Christustypus in der frühchristlichen Kunst. Strena Buliciana: commentationes gratulatoriae Francisco Bulić. Zagreb; Split: 1924, pp. 303-29.

SCHOOLMAN, Edward M. Reassessing the Sarcophagi of Ravenna. Dumbarton Oaks Papers, 67. Washington: Dumbarton Oaks Research Library and Collection, 2013, pp. 49-74.

SCHULTZE, Victor. Christus in der frühchristlichen Kunst. Strena Buliciana: commentationes gratulatoriae Francisco Bulić. Zagreb; Split: 1924, pp. 331-6.

SHERIDAN, Mark. Early Egyptian Monasticism: ideals and reality or the shaping of the monastic ideal. Journal of the Canadian Society for Coptic Studies, 7. Toronto: 2015.

SPIESER, Jean-Michel. Invention du portrait du Christ. BAGLIANI, Agostino P., SPIESER, Jean-Michel e WIRTH, Jean (orgs.). Le portrait: la représentation de l’individu. Florença: Sismel ; Edizioni del Galluzzo, 2007.

SPIESER, Jean-Michel. The Representation of Christ in the Apses of Early Christian Churches. Gesta, Vol. 37, No. 1. Chicago: University of Chicago Press, 1998, pp. 63-73.

TKACZ, Catherine Brown. The Key to the Brescia Casket: typology and the early Christian imagination. Paris: University of Notre-Dame Press; Institut d’Études Augustiniennes, 2001. Collection des Études Augustiniennes, Série Antiquité, 165.

ULBERT, Thilo (editor-chefe); CHRISTERN-BRIESENICK, Brigitte (org.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo três: Frankreich, Algerien, Tunesien. Deutsches Archäologisches Institut. Mainz: Verlag Philipp von Zabern, 2003.

ULBERT, Thilo (editor-chefe); DRESKEN-WEILAND, Jutta (org.). Repertorium der christlich-antiken Sarkophage. Tomo dois: Italien mit einem nachtrag Rom und Ostia, Dalmatien, Museen der Welt. Deutsches Archäologisches Institut. Mainz: Verlag Philipp von Zabern, 1998.

VELMANS, Tania. Le prime icone. In: _____ (org.). Il viaggio dell'icona (2002). Milão: Jaca Book, 2008.

VEYNE, Paul. Quando nosso mundo se tornou cristão: 312-394 (2007). Trad.: Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

WILPERT, Giuseppe . I sarcofagi cristiani antichi. Cinco volumes. Roma: Pontificio Istituto di Archeologia Cristiana, 1929-36. Monumenti dell’Antichità Cristiana. Disponível no sítio da Universidade de Heidelberg: . Acesso em 01/04/2014.

ZANKER, Paul. Dal culto della “paideia” alla visione di Dio. In: ENSOLI, Serena e LA ROCCA, Eugenio (orgs.). Aurea Roma: dalla città pagana alla città cristiana. Catálogo da exposição. Roma: “L’Erma” di Bretschneider, 2000.

ZANKER, Paul. The Mask of Socrates: the image of the intellectual in Antiquity. Berkeley: University of California Press, 1995.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário

Direitos autorais 2021 Claúdio Monteiro Duarte

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2