Uma Proposta de Trabalho Docente: O Plano de Curso de Sociologia com Base na Obra Tempos Modernos, Tempos de Sociologia

Glauber Eduardo Ribeiro Cruz

Resumo


A Teaching Work Proposal: The Sociology Course Plan Based on the Work Modern Times, Times of Sociology

Resumo: O texto propõe a construção de um plano de curso para o Ensino Médio a partir da obra Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. O uso da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais publicada no ano de 2011 foi importante para conhecer as temáticas e expandir a perspectiva por meio da obra didática e os capítulos, as atividades, os autores e os conceitos. As possibilidades educativas do encontro do plano de ensino e da obra citada por meio das ementas e das metodologias para cada capítulo, para cada bimestre e para cada atividade. Assim, pretendemos construir um plano de ensino de Sociologia para a rede estadual de Minas Gerais com base no livro Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribuir para um plano de ensino abrangente nas ciências sociais com a sociologia, a ciência política e a antropologia, e proporcionar a definição de temas, de teorias e de conceitos aplicáveis para cada bimestre, principalmente com a participação ativa dos/das estudantes.

Palavras-chaves: Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.

Abstract: The text propose the construction to build a course plan for high school from the work Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. The use of curriculum proposal of the Minas Gerais State Department of Education published in 2011 was importante to know the themes and expand the perspective through the didactic work and the chapters, activities, authors and concepts. The educational possibilities of meeting the teaching plan and the work mentioned through the menus and methodologies for each chapter, for each quarter and for each activity. Thus, we intend to build a Sociology teaching plan for the Minas Gerais state network based on the book Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, contribute to a comprehensive teaching plan in the social sciences with sociology, political science and anthropology, and provide the definition of themes, theories and applicable to each quarter, especially with the active participation of students.

Keywords: Sociology, textbook, Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.

 Recebido em: 01/04/2020  – Aceito em 31/12/2020


Palavras-chave


Sociologia. Livro didático. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia.

Texto completo:

PDF

Referências


BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca; EMERIQUE, Raquel Balmant; ODONNELL, Júlia. Tempos modernos, Tempos de Sociologia. 3. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016. v. 1. 384p.

BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca; EMERIQUE, Raquel Balmant; ODONNELL, Júlia. Tempos modernos, Tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010. v. 1. 280p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: . Acesso em: 07 abr. 2017.

Curso de especialização em ensino de sociologia: nível médio: módulo 3. Cuiabá, MT: Central de Texto, 2013.

LIMA, Natália Oliveira de. O livro didático de sociologia no ensino médio: uma análise na perspectiva da colonialidade do saber. Mosaico Social, v. VII, p. 3, 2014.

MARCON, Carine. Livros didáticos de Sociologia: um estudo a partir de conteúdos presentes no Enem 2016. 2017. 96f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação). Universidade Federal da Fronteira do Sul, Ciências Sociais, Erechim, Rio Grande do Sul, 2017.

ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133p. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2019.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. Reflexões acerca do sentido da Sociologia no ensino médio. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. 5, p. 1-7, 2001.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. Propostas curriculares em sociologia. Inter-Legere, v. 9, p. 61-84, 2011.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Sociologia: proposta curricular (ensino médio). Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2019.

TAKAGI, Cassiana Tiemi Tedesco. Ensinar Sociologia: análise de recursos do ensino da escola média. 2007. 277f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Incluir comentário

Direitos autorais 2021 Glauber Eduardo Ribeiro Cruz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2