SER TUTORA – OS CAMINHOS, REQUISITOS E PRÁTICAS PARA A MANUTENÇÃO DA FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS – COMARCA DE VILA RICA, 1770-1822. "Dossíê: História da Educação em Processo - Dinâmicas Educativas em Minas Séculos XVIII e XIX."

Kelly Lislie Julio

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2648

 

Be Tutorship - The Paths, Requirements and Practices for the Maintenance of the Family and the Education of the Children Comarca de Vila Rica, 1770 - 1822.

Resumo: O presente artigo parte do cotidiano de algumas mulheres que viveram na Termo de Vila Rica, na comarca homônima, Capitania de Minas Gerais, entre 1770 e 1830. Nossa proposta principal foi pensar no processo de apropriação da função educativa por parte das famílias, sobretudo as mulheres. Para tal foram focalizadas as famílias legitimamente constituídas, mas que já tinham perdido seu progenitor e, por isso, dependiam da nomeação de um tutor para cuidar dos bens e da educação dos órfãos. No presente estudo, apenas as famílias em que as esposas assumiram a tutoria foram analisadas. A intenção foi primeiramente evidenciar alguns aspectos que pesaram positivamente para serem eleitas tutoras de seus filhos, sobretudo elementos da relação estabelecida com seus maridos, antes de falecerem. Num segundo momento, buscou-se apresentar alguns caminhos e requisitos necessários às mulheres para assumirem a tutoria. O objetivo aqui foi apresentar as possibilidades legais dadas às viúvas para que pudessem manter sua família sob seus cuidados, inclusive no que se referia à educação dos menores. Por último, como tentativa de demonstrar alguns indícios da apropriação da tarefa de educar, foram trazidos no presente artigo alguns direcionamentos educativos feitos pelas tutoras. As fontes privilegiadas foram os testamentos e inventários dos maridos e os requerimentos das viúvas enviados ao Conselho Ultramarino presentes no Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência de Ouro Preto – Instituto Brasileiro de Museus – AHMINC/IBRAM e no Arquivo Histórico Ultramarino – AHU, respectivamente. Entende-se que a tutoria permitia às mulheres exercer maior influência na formação dos órfãos e na administração de seus bens. Tal fato garantia às mulheres o exercício de seu papel de educadora, como concebido no período e, ao mesmo tempo, contribuía para a concretização do processo educativo almejado.
Palavras-chave: educadora; mulheres, órfãos

Abstract:The present article parts of the everyday of some women that lived in Termo de Vila Velha, in the homonymous  comarca, Capitania  de Minas Gerais, between 1770 and 1830. Our principal propose was think in the process of appropriation of educative function for part of families, especially women. For such were focalizered the families legitimately builded up, but that already had losed their progenitor and, therefore, depended the appointment of a guardian for care of the assets and education of the orphans. In the present study, only the families in that the wifes assumed the tutoring were analized. The intention was firstly evidence some aspects that measured positively for to be elected tutors of her sons, above all elements of relation established with her husbands, before die. In a second moment, we tried to present some ways and requirements necessary the women for assumes the tutoring. The aim here was presente the legal possibilities  given the widows for that could maintaim their families under their cares, including in what refered of the education of minors. By end, as attempt of exhibit some evidences of apropriation of the assignment of educate, were brought in the present article some educative directions  made by tutors. The privileged sources was the testaments, husbands' inventories and widows' requirements  sended to the Overseas Concil presents in  the Archive of Historical Museum of Inconfidência Mineira of Ouro Preto - Brasilian Institute of Museums- AHMINC/IBRAM and in the Historical Overseas Archive- AHU, respectively. It is understood  that the tutoring permited the women exert more influence in the formation of orphans and in a administration of their assets. Such fact guaranteed to women the exercise of their role  of education, such as conceived in the period and, in same time, contributed for a materialization of the educative process intended.
Keywords: educator; women, orphans

Recebido em: 25/09/2018  – Aceito em 31/10/2018



Palavras-chave


História da Educação; História do Ensino; Minas Gerais seculos XVIII e XIX

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