CECÍLIA MEIRELES E AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA: APONTAMENTOS DE UMA INTELECTUAL PARA ALÉM DO NORMATIVISMO(RIO DE JANEIRO DE 1941) "Dossíê História da Educação: Família e Educação Através dos Tempos"

Denilson de Cássio Silva

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i1.2619

CECÍLIA MEIRELES AND RELATIONS BETWEEN SCHOOL AND FAMILY: INTELLECTUAL POINTS BEYOND NORMATIVISM (RIO DE JANEIRO, 1941).

Resumo: O artigo aborda as ideias de Cecília Meireles a respeito das relações entre família e escola. O principal objetivo é compreender os problemas e as possíveis soluções levantados pela escritora em torno do referido tema. Parte-se do argumento de que Cecília Meireles, ao integrar uma comunidade de debate, defendeu normas e saberes condizentes com determinados valores da Escola Nova, sustentando, ao mesmo tempo, uma concepção interativa e participativa por parte de pais e professores no processo educacional. A metodologia tem respaldo qualitativo e assume, como fontes principais, crônicas, publicadas no jornal A Manhã, no Rio de Janeiro do início dos anos de 1940. A base teórica, ora apropriada, dialoga, sobretudo, com as noções de códigos linguístico-culturais compartilhados, de John Pocock, e de ação política, de Hannah Arendt. Demonstra-se que Cecília Meireles interviu ativamente na esfera pública, valendo-se da imprensa para analisar um mundo marcado pela guerra e criticar o afastamento entre escola e família, propondo a colaboração entre tais instâncias e seus respectivos agentes.
Palavras-chave: Cecília Meireles; Escola; Família.


Abstract: This article approaches the ideas of Cecília Meireles regarding the relationship between family and school. The main objective is to understand the problems and the possible solutions raised by the writer around this theme. It starts from the argument that Cecília Meireles, when integrating a debate community, defended norms and knowledge consistent with certain New School values, while maintaining an interactive and participatory conception by parents and teachers in the educational process. The methodology has a qualitative support and assumes, as main sources, chronics published in the newspaper A Manhã, in Rio de Janeiro in the early 1940s. The theoretical basis dialogues mainly with the notions of John Pocock’s linguistic-cultural and shared codes, and Hannah Arendt’s political action. It was demonstrated that Cecília Meireles  intervened actively in the public sphere, using the press to analyze a war-torn world and criticize the distance between school and family, proposing the collaboration between these instances and their respective agents.
Keywords: Cecília Meireles; School; Family.

Recebido em: 27/06/2018  – Aceito em 31/07/2018


Palavras-chave


Cecília Meireles; escola; família;

Texto completo:

PDF

Referências


ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

______. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa.7 ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

______. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. 12ª ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

______O que é política? Trad. Reinaldo Guarany. 12ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

ALTAMIRANO, Carlos. Para un programa de historia intelectual y otros ensayos. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, 2005.

AZEVEDO FILHO, Leodegário de. Apresentação. In: MEIRELES, Cecília. Crônicas de educação. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001, p. XI-XXIII. Vol. 1.

______ Apresentação. In: MEIRELES, Cecília. Crônicas em geral. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998, p. IX-XIII.

BASTOS, Elide Rugai & BOTELHO, André. Para uma Sociologia dos Intelectuais. Dados – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 53, nº 4, 2010, p. 889-919.

BOMENY, Helena (Org.). Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2001.

______Os intelectuais e a educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

CARULA, Karoline, ENGEL, Magali Gouveia & CORRÊA, Maria Letícia (org.). Os intelectuais e a nação: educação, saúde e a construção de um Brasil moderno. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2013.

CORRÊA, Maria Letícia. Um estudo sobre o debate desenvolvimentista nas páginas de O Observador Econômico e Financeiro (1936-1954). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH - São Paulo, julho 2011.

CORREIA, Sílvia. Entre heróis e mortos: políticas da memória da I Guerra Mundial em Portugal (1918-1933). Rio de Janeiro: 7 Letras: FAPERJ, 2015.

CUNHA, Marcus Vinícius. A escola contra a família. In: LOPES, Eliane M. T., FARIA FILHO, Luciano M. &VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 Anos de educação no Brasil. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016, p. 447-468.

DAMASCENO, Darcy. Poesia do sensível e do imaginário. Notícia biográfica. Bibliografia In: MEIRELES, Cecília. Flor de poemas. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1972.

DUTRA, Eurico Gaspar. Apud BOMENY, Helena M. Três decretos e um ministério: a propósito da educação no Estado Novo. In: PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999, p. 137-166.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editoria, 1989.

GOMES, Ângela de Castro. Essa gente do Rio... Intelectuais cariocas e o modernismo. Revista Estudos históricos. Rio de Janeiro, vol. 6, n. 11, 1993, p. 62-77.

______& HANSEN, Patrícia Santos (org.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GOMES, Ângela de Castro. “Cultura política e cultura histórica no Estado Novo”. In: ABREU, Martha et. al. (orgs.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p 43-64.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Volume II. Tradução Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma P. Maas; Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LEFORT, Claude. Pensando o político: ensaios sobre democracia, revolução e liberdade. Tradução Eliana M. Souza. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

LÔBO, Yolanda. Cecília Meireles. Recife: Fund. Joaquim Nabuco, 2010.

LOPES, Eliane M. T., FARIA FILHO, Luciano M. &VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 Anos de educação no Brasil. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORI, Maria (org.). História das Mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2011: 443-481.

MAGALDI, Ana Maria B. de M. Lições de Casa: discursos pedagógicos destinados à família no Brasil. Belo Horizonte, MG: Argumentum, 2007.

MICELI, Sérgio. Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945). São Paulo: DIFEL, 1979.

PANDOLFI, Dulce (org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999.

PÉCAULT, Daniel. Os intelectuais e a política no Brasil: entre o povo e a nação. São Paulo: Ática, 1990.

POCOCK, J.G.A. Linguagens do ideário político. Tradução Fábio Fernandez. São Paulo: Edusp, 2013.

RICARDO, Cassiano. Viagem no tempo e no espaço (memórias). Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1970.

ROSANVALLON, Pierre. Por uma história do político. Tradução Christian Edward Cyril Lynch. São Paulo: Alameda, 2010.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou Da educação. Tradução. Sérgio Milliet. 3 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria B. & COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema: São Paulo: Paz e Terra: 2000.

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SILVA, Denilson de Cássio. Considerações de Cecília Meireles sobre o educador-professor: crônicas e confrontos por uma nova educação (Rio de Janeiro, 1930-1931). Anais Eletrônicos do V EPHIS Encontro de Pesquisa em História da Universidade Federal de Minas Gerais: Brasil em perspectiva: passado e presente Belo Horizonte, MG: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 06 a 10 de Junho de 2016, p. 217-227.

______. Pensadora da guerra e “pastora de nuvens”: Cecília Meireles e a Grande Guerra Mundial (Rio de Janeiro, 1930-1933). Anais Eletrônicos do XXIV Simpósio Nacional de História: Contra os preconceitos: História e Democracia. Brasília, DF: Universidade de Brasília (UnB), 24 a 28 de Julho de 2017.

______ Pacifismo, educação e dimensões políticas na América Latina: Cecília Meireles em diálogo com Alfonso Reyes (Rio de Janeiro, década de 1930). Revista Em tempo de histórias. PPGHIS, Nº 32, Brasília, 2018 (no prelo).

SIRINELLI, Jean-François. “Os intelectuais”. In: RÉMOND, René. Por uma História Política. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003, p. 231-269.

TELLES, Norma. Escritoras, escritas, escrituras. In: DEL PRIORI, Maria (org.). História das Mulheres no Brasil. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2011: 401-442.

VELLOSO, Mônica Pimenta. História & modernismo. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2010.

______. Os intelectuais e a política cultural do Estado Novo. In: FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucília de Almeida Neves (Org.). O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015, p. 145-180.

VIDAL, Diana G. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane M. T., FARIA FILHO, Luciano M. &VEIGA, Cynthia Greive (orgs.). 500 Anos de educação no Brasil. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016, p. 497-518.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Denilson de Cássio Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2