UM QUADRO TEÓRICO PARA ATIVIDADES DE LEITURA: A TEORIA DA ESTRUTURA RETÓRICA (RST) NA SALA DE AULA. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2437A Theoretical Framework for Reading Activities:
the Theory of Rhetoric Structure (RST) in the classroom
Resumo: De acordo com as Matrizes de Referência do Sistema Nacional da Avaliação da Educação Básica (SAEB), de Língua Portuguesa, os alunos, ao ingressarem no Ensino Médio, devem apresentar competências e habilidades necessárias para que o estudante seja capaz de compreender e escrever textos. Entre essas competências, encontramos a capacidade de: 1) estabelecer relações entre partes de um texto; 2) diferenciar as partes principais das secundárias em um texto; 3) estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; 4) estabelecer relações lógico-discursivas marcadas por conjunções, advérbios, etc. Ao observarmos essas competências exigidas de nossos estudantes, encontramos na Teoria da Estrutura Retórica (RST) – teoria cujo principal objeto de estudo é a organização dos textos, identificando e caracterizando as relações que se estabelecem entre as partes do mesmo – uma importante referência teórica e interessante fonte de estratégias para as atividades de leitura. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresentará algumas estratégias para atividades de leitura e compreensão a serem realizadas com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, proporcionando aos mesmos a oportunidade de refletirem sobre os “passos”, as decisões tomadas durante a construção de seu processo de leitura e interpretação. Para realização das atividades de leitura, foi selecionado um artigo de divulgação científica – “Por que o lixo é um problema de todos” -, presente na Revista Ciência Hoje, versão para crianças, de janeiro/fevereiro de 2013. A partir do desenvolvimento das atividades propostas, busca- se mostrar como, efetivamente, os alunos, sem conhecer a nomenclatura que caracteriza a RST, apropriam-se de diversas relações retóricas durante a constituição dos processos de leitura de diferentes gêneros textuais.
Palavras-chave: RST, ensino, leitura.
Abstract: According to the Reference Matrices of the Portuguese National System for the Evaluation of Basic Education (SAEB), students, upon entering High School, must present the necessary skill sand abilities so that the student isable tounder standand write texts. Among these competencies, we find the ability to: 1) establish relationships between parts of a text; 2) different iate the main parts of the secondary in a text; 3) establish cause / consequence relationship between parts and elements of the text; 4) to establish logical-discursive relations marked by conjunctions, adverbs, etc. In observing the serequired competencies of our students, we find in Rhetoric StructureTheory (RST) – theory Who semain object of study is the organization of texts, identifying and characterizing the relations that are established between the parts of the same – na important the oretical reference and interesting source of strategies for reading activities. From this perspective, the present work Will present some strategies for reading and comprehension activities to be carried out with students in the 6th to 9th grade of Elementary School, giving them the opportunity to reflecton the "steps", the decisions made during the construction of their process of reading and interpretation. To carry out the reading activities, a scientific dissemination article was selected - "Why garbageis a problem for everyone" -, present in the Revista Ciência Hoje, version for children, from January / February 2013. From the development of the proposed activities, it istried to show how, effectively, the students, with out knowing the nomenclature that characterizes the TSR, appropriated several rhetorical relations during the constitution of the reading processes of different textual genres.
Keywords: RST, teaching, reading.
Recebido em: 26/12/2017 – Aceito em 23/02/2018
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Referências Bibliográficas
ANTONIO, J.D. (2003). Estrutura retórica do texto: uma proposta para a análise da coerência. Signótica, 15(2):223-236.
DECAT, M B N. (1999a). Uma abordagem funcionalista da hipotaxe adverbial em português. Revista SériEncontros (Descrição do Português: abordagens funcionalistas), ano XVI, n.1, Araraquara, SP: UNESP, p.299-318.
MANN, W.C.; MATTHIESSEN, C.; THOMPSON, S.A. (1992). Rhetorical Structure Theory and text analysis. In: W.C. MANN; S.A. THOMPSON (eds.), Discourse description: diverse linguistic analyses of a fund-raising text. Amsterdam/Philadelphia, J. Benjamins, p. 39-77.
MANN, W.C.; THOMPSON, S.A. (1983). Relational propositions in Discourse. ISI/RR-p. 83-115.
MANN, W.C.; THOMPSON, S.A. (1988). Rhetorical Structure Theory: toward a functional theory of text organization. Text, 8(3):243-281.
MATTHIESSEN, C.; THOMPSON, S. (1988). The structure of discourse and ‘subordination’. In: J. HAIMAN; S. THOMPSON (eds.), Clause Combining in Grammar and Discourse. Amsterdam/ Philadelphia, J. Benjamins, p. 275-329.
TABOADA, M. (2006). Discourse Markers as Signals (or Not) of Rhetorical Relations. Journal of Pragmatics, 38(4):567-592.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Danúbia Aline Silva Sampaio
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.