O FALO COMO SEXUALIDADE E JOCOSIDADE NAS REPRESENTAÇÕES DE SILENO NO DRAMA SATÍRICO CICLOPE NA CERÂMICA DOS SÉCULOS VI e V a.c. (Dossiê: O Mundo Antigo: Literatura e Historiografia)

Leandro Mendonça Barbosa

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v8i1.1596

Resumo: O que se pretende com este artigo é perceber como a representação fálica – uma constante em diversos aspectos da arte grega – foi inserida nos contextos de Sileno, divindade participante do cortejo dionisíaco e que possuía, dentre outras características, uma sexualidade latente. Desde o período arcaico esta criatura já é representada itifálica, possuindo um aspecto ao mesmo tempo jocoso e altamente sexualizado. Neste artigo abordaremos a relação da sexualidade fálica de Sileno com o poder sexual masculino, inerente a sociedades patriarcais como a de Atenas. Entender a representação fálica como elemento deste patriarcado, e como este se insere na questão de Sileno, é primordial. Para nossas análises lançaremos mão do drama satírico Ciclope, escrito no século V a.C. por Eurípides, e de imagens em cerâmica produzidas entre os séculos VI e V a.C.
Palavras-Chave: Sileno, falo, sexualidade, jocosidade

Abstract: The aim of this work is to understand how the phallic representation - a constant in many aspects of Greek art - was inserted in the contexts of Sileno, participant divinity of the Dionysian procession, who had, among other features, a latent sexuality. Since the archaic period this creature has already a phallic representation, looking like, at the same time, highly sexualized facetious. In this article we discuss the relationship of phallic sexuality of Sileno, with male sexual power inherent in patriarchal societies such as Athens. Understanding the phallic representation as part of the patriarchy, and how this fits into the question of Sileno, is paramount. To our analysis we will use the satirical drama Ciclope, written in the V BC by Eurípides, and images produced in Attica between the VI and V BC.
Keywords: Silenus, phallus, sexuality, Attica.

Recebido em: 07/07/2015  – Aceito em 28/08/2015


Palavras-chave


História da Grécia, História Antiga, Educação, Literatura

Texto completo:

PDF

Referências


FONTES:

EURIPIDES. Ciclope. Trad. Carmen Soares. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2009.

Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae. Artemis & Winkler Verlag (Zürich, München, Düsseldorf), vol. V & VII.

BIBLIOGRAFIA:

BARBO, Daniel. O Triunfo do Falo: homoerotismo, dominação, ética e política na Atenas Clássica. Rio de Janeiro: Editora E-papers, 2008.

BÉRARD, Claude. Anodoi: essai sur l’imagerie des passages chthoniens. Roma: Institut Suisse de Rome, 1974.

CARPENTER, Thomas H. Dionysian Imagery in Archaic Greek Art: its development in black – figure vase painting. 2ª edição.Oxford: Clarendon Press, 1990.

CHEVALIER, Jean. Diccionario de los Símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 1986.

FORTUNA, Marlene. Dioniso e a Comunicação na Hélade: o mito, o rito e a ribalta. São Paulo: Annablume, 2005.

GRIMAL, Pierre. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

LABIANO, Juan Miguel. “Introducción”. El Cíclope, Ión, Reso. Trad. Juan Miguel Labiano. Madri: Alianza Editorial, 2010.

SIMON, Erika. “Silenos”. Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae, Vol. VII: Oidipous – Theseus. Artemis & Winkler Verlag (Zürich, München, Düsseldorf), 1989.

SISSA, Giulia; DETIENNE, Marcel. Os Deuses Gregos. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

VENERI, Alina. “Hermes”. Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae, Vol. V: Herakles – Kenchrias. Artemis & Winkler Verlag (Zürich, München, Düsseldorf), 1981.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Leandro Mendonça Barbosa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2