“CIDADES... MUNDOS EM MINIATURA”: AS GALERIAS COMO ESPAÇO DE CONSUMO E SOCIABILIDADE

Alexandra do Nascimento Passos

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v6i1.909


RESUMO: O objetivo do presente trabalho é discutir, tomando como referência os espaços de consumo e sociabilidade – as galerias – as transformações ocorridas com o advento da modernidade. Muitos desses espaços ainda persistem como referenciais no espaço urbano, remanescentes do século XIX ou erigidos ao longo de grande parte do século XX. As galerias deixaram de ser novidade, mas tentam se ajustar à contemporaneidade. Nesse sentido, pensar as galerias como espaços de sobrevivência possibilita compreender as relações de sociabilidade e consumo que se estabeleceram ao longo do tempo.

PALAVRAS-CHAVE: cidade, modernidade, sociabilidade

ABSTRACT: The aim of this paper is to discuss, with reference to the spaces of consumption and sociability - the galleries - the changes occurred with the advent of modernity. Many of these areas still remain as benchmarks in urban space, reminiscent of the nineteenth century or erected throughout much of the twentieth century. The galleries are no longer a novelty, but try to fit the contemporary. In that sense, think of the galleries as spaces of survival allows us to understand the relations of sociability and consumption that settled over time.

KEYSWORDS: city, modernity, sociability

Recebido:30/12/2012        Aceito: 04/06/2013


Palavras-chave


Cidade; modernidade; sociabilidade;

Texto completo:

PDF

Referências


BIBLIOGRAFIA

BARBOSA, Lívia. Sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

COELHO, Teixeira (org.), Charles Baudelaire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BENJAMIN, Walter. Paris, a capital do século XIX. In: KOTHE, Flávio R (Org.). Walter Benjamin. São Paulo: Editora Ática, 1985.

BRESCIANI, Maria Stella Martins. Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza. São Paulo: Brasiliense, 2004.

DOMINGUES, José Maurício. Sociologia e modernidade: para entender a sociologia contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FRÚGOLI JUNIOR, Heitor. Sociabilidade urbana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MARX, Karl. O Capital. Livro I, Tomo I. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1988.

MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: as novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.

MUNFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991.

PADILHA, Valquíria. Shopping center: a catedral das mercadorias. São Paulo: Boitempo, 2006.

RETONDAR, Anderson Moebius. Sociedade de consumo, modernidade e globalização. São Paulo: Annablume, Campina Grande: EDUFCG, 2007.

ROCHA, Gilmar; OLIVEIRA, Silvana Seabra. Cidade à deriva. Cadernos de Ciências Sociais. V.5, n.8. Belo Horizonte: PUC Minas, 1997.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

SCHULZ, Sonia Hilf. Estéticas urbanas: da polis grega à modernidade contemporânea. Rio de Janeiro: LCT, 2008.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

FEATHERSTONE, Cultura de Consumo e Pós-Modernismo.

e-hum Revista Científica das áreas de História, Letras, Educação e Serviço Social do Centro Universitário de Belo Horizonte, vol. 6, n.o 1, Janeiro/Julho de 2013 - www.http://revistas.unibh.br/index.php/dchla/index 46

SOUZA, GILDA DE MELLO E. O ESPÍRITO DAS ROUPAS: A MODA NO SÉCULO DEZENOVE. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1987.

SIMMEL, Georg. Questões fundamentais da sociologia: indivíduo e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.

SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Gilberto (Org.). O fenômeno urbano. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1967.

ZOLA, Émile. O paraíso das Damas. São Paulo: Estação Liberdade, 2008.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2013 Alexandra do Nascimento Passos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2