Acervo Digital: Salario e Profissão Docente, Minas Gerais, período de 1889 a 2004

Reginaldo Quirino de Almeida

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i2.439


RESUMO:  Este artigo visa apresentar e detalhar os principais pontos e atividades envolvidos na realização dos trabalhos de ampliação do Banco de Dados, sobre a profissionalização do magistério (http://www.pucminas.br/magisterioeprofissionalizacao). Com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), foi permitido à pesquisa “O mito da era de ouro do magistério: salário e profissão docente em Minas Gerais (1889-2004)” [1], promover a ampliação do Banco de Dados com dispositivos referentes à evolução salarial do magistério público mineiro, no período republicano. De modo que possa propiciar reflexões e estabelecer conexões entre leis, História e campo Educacional Escolar. Uma vez que não existe Acervo/Coleção específica na World Wide Web (Web),  sobre o salário docente, e que há uma lacuna, conforme (PEIXOTO; PASSOS apud NÓVOA, 2004, p. 6), no que se refere à dificuldade de acesso a fontes documentais, acerca da constituição do trabalho docente.

PALAVRAS-CHAVE: Salário; Docente; Profissionalização;

 

ABSTRACT: This article aims to present and to detail the main points and activities involved in the work of expanding the database on the professionalization of teaching (http://www.pucminas.br/magisterioeprofissionalizacao). With funding from the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), was allowed to research "The myth of the golden age of teaching: salary and teaching profession in Minas Gerais (1889-2004)," promote the expansion of the database with provisions regarding the teaching of the public wage mining in the republican period. So that it can provide ideas and establish connections between laws, history and School Educational field. Since there is no Collection / Collection specific World Wide Web (Web) on the teacher salary, and that there is a gap, as (PEIXOTO and PASSOS apud NÓVOA, 2004, p. 6), regarding the difficulty of access to documentary sources, about the creation of teaching.

KEYWORDS: Salary; teacher; Professional;


[1] Pesquisa com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifica e Tecnológico (CNPq) nº. 420041/2008-7. Promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coord.: Prof. Dr. Mauro Passos; Integrantes: Profa. Dr. Magali de Castro, Prof. Me. José Sérgio Aleluia dos Reis, Prof. Luiz Carlos Itaborahy e Profa. Ma. Paola La Guardia Zorzin; Assessoria Técnica Especializada: Prof. Reginaldo Quirino de Almeida. Início: 07/07/2008 - Prorrogação do Termo de Concessão, até 30/06/2011.

Recebido:24/10/2011         Aceito:30/11/2011


Palavras-chave


Salário; Docente; Profissionalização;

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS

BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL. ContentE: Editor de Conteúdos

Estruturados -manual do Contente. BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL, 2010. Disponivel em: .

Acesso em: 6 dez. 2010.

CAMPOS, Maria L. D. A.; GOMES, Hagar E. Princípios de Organização e

Representação do Conhecimento na Construção de Hiperdocumentos.

DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 6, n. 6. p. 1-15, dez. 2005.

DALE, Roger. A promoção do Mercado Educacional e a polarização da

Educação. Educação, Sociedade e Cultura, Porto, n. 2. p. 109-139, 1994.

DALE, Roger. Marketin educacional e a polarização da educação. In:

GENTILE, P. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 137-168.

FIORI, José L.; MEDEIROS, Carlos; (ORGS.). Polarização mundial e

crescimento. 1a. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. 344 p.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; INSTITUTO BRASILEIRO DE ECONOMIA.

Indíce Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI): Metodologia.

Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, p. 72, 2010. Disponivel em:

. Acesso em: 27 jul. 2011.

GONÇALVES, Elisa P. Iniciação à pesquisa científica. 4. ed. Campinas:

Alínea, 2005. 79 p.

HORNSTEIN, Jonathan. Scanner: digitalização de imagens, seu consultor

pessoal. Rio de Janeiro: Campus, 1996. 178 p.

LOPES, Aline M.; PIMENTA, Cristina (Org.s). Como montar um centro de

documentação: democratização, organização e acesso ao conhecimento. Rio de Janeiro: ABIA, 2003. 217 p.

PEIXOTO, Ana M. C.; PASSOS, Mauro. Um estudo da profissão docente a

partir da ação governamental, minas gerais, período republicano.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 191. 2004. FIP – Projeto 2004/43TLE.

RABELO, Amanda O. A Remuneração do Professor é baixa ou alta? Uma

contraposição de diferentes referencias. Educação em Revista, Belo

Horizonte, v. 26, n. 01. p. 57-88, abr. 2010.

SIGFREDO, Chiroque. Salários dos professores do Peru, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 1 nov. 2010.

TARGINO, Maria das G. Comunicação Científica: uma revisão de seus

elementos básicos. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 10, n. 2. p. 1-27, 2000.

UNESCO. Guidelines for digitalization projects for collections and holdings inthe public domain, particulary those held by libraries and archives. UNESCO, 2002. Disponivel em: . Acesso em: 2 dez. 2010.

VALLE JR., Eduardo A. D. Sistemas de Informação Multimídia na Preservação de Acervos Permanentes. Pós-Graduacao em Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 128, 2003. Disponivel em:

dissertacoes-e-monografias/Sistemas_de_Informacao_Multimidia_na_Preservacao_de_Acervos_Permanentes.pdf>. Acesso em: 06 maio 2010.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 Reginaldo Quirino de Almeida

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2