Os Mapas Mentais no ensino fundamental: a percepção do espaço (um estudo aplicado ao 6º e 9º ano da Escola Municipal Dr. Oswaldo Ferreira no Município de Santa Luzia, MG)

Gleison de Oliveira Campos, Renato Teixeira da Silva, Fabiana Faria

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v4i1.434

RESUMO: Os mapas mentais podem ser utilizados como uma ferramenta de análise da relação do aluno com o seu espaço de vivência. Para discutir a relação entre o mapa e a percepção do espaço, torna-se necessário trabalhá-lo conforme o contexto de uma abordagem humanística, mas dentro do modelo normativo da Cartografia. Este estudo se propõe a caracterizar a percepção do espaço por alunos do ensino fundamental, por meio do uso dos mapas mentais trabalhando com variáveis como: escala cartográfica e distribuição dos elementos no mapa, sendo que essa caracterização será apoiada na Geografia e na Cartografia.

PALAVRAS-CHAVE: Mapas mentais, Ensino de História, Cartografia

ABSTRACT: The mind maps can be used as an analysis tool of the relationship of the student with your living space. To discuss the relationship between the map and the perception of space, it is necessary to work it as the context of a humanistic approach, but within the normative model of cartography. This study aims to characterize the perception of space for elementary school students, through the use of mind maps working with variables such as cartographic scale and distribution of elements on the map, and this characterization will be supported in Geography and Cartography.


KEYWORDS: Mind maps, Ensinode History, Cartography

Recebido: 06/02/2011      Aceito: 13/07/2011


Palavras-chave


Mapas mentais; Ensino de História; Cartografia;

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Alfabetização em geografia. In: Espaços da Escola, Ijuí, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000.

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Educação geográfica: a psicogenética e o conhecimento escolar. São Paulo, 2005.

FRANCISCHETT, Mafalda Nesi. Representações Cartográficas e o Ensino de

Geografia. Boletim de Resumos da II Jornada Científica de Geografia -VII Semana de Geografia da UEPG. Ponta Grossa, 2000, p. 89-90.

GUIMARÃES, Raul Borges. Regiões de saúde e escalas geográficas. In: Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 4, ago. 2005.

HERNANDEZ, P. Construindo o construtivismo: critérios para sua fundamentação e sua aplicação instrucional. In: ARNAY, J. (Org.). Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores. São Paulo: Ática, 1998. p. 127-160.

KASHIWAGI, Helena Midori; KOZEL, Salete. O processo de percepção dos

espaços marginalizados no urbano: o caso da favela do Parolin em Curitiba – PR. Curitiba: UFPR, 2005.

KOZEL, Salete. Das imagens às linguagens do geográfico: Curitiba a “capital ecológica”. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2001.

NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. Mapa Mental: recurso didático no ensino de Geografia no 1o grau. (Dissertação de Mestrado), Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 1994. 208p.

MACHADO, E. A infocartografia. In: Geousp, n.3, set.1999. São Paulo: Humanistas, 1999.

LAGE, A.C.P. e-hum, Belo Horizonte, Vol.4, N.1, pp.19-41 (2011). Editora uniBH Disponível em: www.unibh.br/revistas/ehum

MENEGUETTI, Arlete. Educação Cartográfica e Exercício da Cidadania. In:

Questões de Cidadania. UNOESTE. Presidente Prudente: Eclíper, 1998, p.35-46.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução de Lívia deOliveira. São Paulo: Difel, 1983.

SEEMANN, Jörn. Mapas e percepção ambiental: do mental ao material e vice-versa. Rio Claro: OLAM, 2003.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2011 Gleison de Oliveira Campos, Renato Teixeira da Silva, Fabiana Faria

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2