O gênero propaganda no livro didático de língua portuguesa: um estudo do suporte
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v3i1.419
RESUMO: O trabalho faz parte de uma pesquisa sobre a configuração do suporte como estratégia de leitura. Buscamos, sobretudo, estudar as alterações de sentido que o texto sofre quando é transportado de um determinado suporte para o livro didático. Como corpus, foi escolhida a coleção Português uma proposta para o letramento, de Magda Soares (2002). O gênero textual alçado para o estudo é a propaganda. A linha teórica contemplou a análise do discurso e a sociolingüística, sobretudo autores como: Charaudeau (1994), Bakhtin (2002), Citelli (1991), Carvalho (2004) Simões (2006). Isso para melhor entendermos a relação entre signo, significado e ideologia, uma vez que a propaganda é um forte recurso midiático para reforço e repasse de ideologias. PALAVRAS-CHAVE: letramento, leitura, propaganda, suporte ABSTRACT: The work is part of research on the support configuration as a reading strategy. We seek above all to study the changes of meaning that the text suffers when it is moved from certain support for the textbook. As a corpus, the Portuguese collection was chosen a proposal for literacy, Magda Soares (2002). The genre elevation for the study is propaganda. The theoretical line looked at discourse analysis and sociolinguistics, especially authors likeCharaudeau (1994), Bakhtin (2002), Citelli (1991), Carvalho (2004) Simões (2006). This to better understand the relationship between sign, meaning, and ideology since advertising is a strong media resource for strengthening and transfer of ideologies. KEYWORDS: literacy, reading, advertising, support Recebido: 10/05/2010 Aceito:12/07/2010
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Annablume, 2002.
CAMPOS, Maria Helena Rabelo. O canto da sereia: uma análise do texto publicitário. Belo Horizonte: UFMG/PROED.
CARVALHO, Nelly. Publicidade. A imagem da sedução. São Paulo: Ática, 2004.
CARNEIRO, Marísia Teixeira. Máscaras e verdades em sala de aula. UFRJ, 2006. Disponível em: www.filologia.org.br/soletras. Acesso em 22/02/2006.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 1991.
COSCARELLI, Carla Viana e RIBEIRO, Ana Elisa (Org.) Letramento digital – Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2004.
PAZ, Dioni Maria dos Santos. O texto publicitário na sala de aula: uma opção de leitura. UFSM, 2006. Disponível em www.ufsm.br/linguagem e cidadania/01 02/Dionil.htm. Acesso em 16/02/2006.
SANT'ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase e cia. São Paulo: Ática, 2000.
SILVA, Marcus Vinicius Fernandes Andrade da. A influência da publicidade na relação de consumo. In: Revista Juristas. Disponível em: www.juristas.com.br/revista. Acesso em: 13/03/2006.
SIMÕES, Darcília. Semiótica e ensino: estratégias para a leitura e textualização. UFRJ.
Disponível em: www.filologia.org.br/soletras. Acesso em 22/02/2006.
SOARES, Magda. Português uma proposta para o letramento. Ensino Fundamental – Livro 6. São Paulo: Moderna, 2002.
TEODORO, Maria Aparecida de Assis e OLIVEIRA, Edson de Sousa. A configuração dos suportes de texto no livro didático e o letramento. In Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão, v.12, n.68. mar./abr.2006 p.46,53.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2010 Maria Aparecida de Assis Teodoro, Edson de Sousa Oliveira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.