Reestruturação produtiva, currículo, transversalidade do conhecimento e ensino-aprendizagem por projetos de trabalho
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i2.404
RESUMO:Discute-se a relação entre currículo, transversalidade do conhecimento e metodologia de ensino-aprendizagem por projetos de trabalho. Parte-se da suposição de que uma proposta de currículo que represente algum nível de inovação pressupõe mudanças na Metodologia de Ensino e ambas - currículo e metodologia de ensino – mudanças na organização do trabalho escolar. Considera-se que os fenômenos tanto da natureza quanto da sociedade são complexos e que a chave para a sua compreensão está em situá-lo no todo e nas relações que estabelece, nem sempre harmônicas, com as partes deste todo. A construção de um novo fazer na sala de aula associado às transformações sociais, econômicas e culturais da sociedade, exige que professores e alunos se envolvam em um processo interacional na construção/reconstrução dos conhecimentos. Estas exigências incorporam mudanças na gestão da sala de aula e na dinâmica escolar em toda a sua totalidade. A superação de uma prática pedagógica impregnada pelo modelo disciplinar, fragmentado e especializado passa pela busca de formas diferentes de tratamento do conhecimento na escola. É nesta circunstância que se entende o resgate do tratamento do conteúdo por meio da metodologia de ensino por projetos de trabalho. Todavia, faz-se necessário explicitar a concepção de ensino-aprendizagem por projeto de trabalho de que se trata e das relações entre esta, o currículo e a exigência da transversalidade do conhecimento no trato da realidade.
PALAVRAS-CHAVE: ensino-aprendizagem, currículo, projetos de trabalho.
ABSTRACT: It discusses the relationship between curriculum, cross-cutting knowledge and teaching-learning methodology for work projects. It starts with the assumption that a curriculum proposal that represents some level of innovation requires changes in Teaching Methodology and both - curriculum and teaching methodology - changes in school work organization. It is considered that the phenomena of both nature and society are complex and that the key to understanding is in place it in whole and in establishing relationships, not always harmonious, with parts of this whole. The construction of a new do in the classroom associated to social, economic and cultural aspects of society, requires that teachers and students to engage in an interactive process in the construction / reconstruction of knowledge. These requirements incorporate changes in classroom management and school dynamics in all its entirety. Overcoming a pedagogical practice impregnated by disciplinary, fragmented and specialized model implies a search for different ways of treating knowledge in school. It is in these circumstances that means the rescue treatment of content through the teaching methodology for work projects. However, it is necessary to clarify the concept of teaching and learning for work project that it is and the relationship between it, the curriculum and the requirement of mainstreaming of knowledge in reality tract.
KEYWORDS: teaching and learning, curriculum, work projects.
Recebido: 15/11/2009 Aceito: 17/12/2009
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABREU JÚNIOR, L.. Conhecimento transdisciplinar: o cenário epistemológico da complexidade. Piracicaba: Editora da UNIMEP, 1996.
ABREU NETO, F. A.. Princípios filosóficos constitutivos de las tecnologías fordista y toyotista. 2005. 333 f. Tesis doctoral. (Doutorado em Filosofia, Tecnología y Sociedad). Departamento de Filosofia del Derecho, Moral y Política II (Ética y Sociología) da Faculdad de Filosofia da Universidad Complutense de Madrid. Madrid, 2005.
ANDERSON, P.. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir & Gentili, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado Democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ANTUNES, R.. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2000.
BERNARDO, J.. Transnacionalização do Capital e Fragmentação dos Trabalhadores. Ainda Há Lugar para os Sindicatos? São Paulo: Boitempo. 2000.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 009/2001 de 08 de maio de 2001. Dispõe sobre as Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, cursos de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 18 abr. 2002. Disponível em . Acesso em: 13 jul.2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Disponível em:
. Acesso em: 18/6/2009.
HERNANDEZ, F.; VENTURA.M.. A organização do Currículo por Projetos de
Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
HOBSBAWN, E.J.. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
KUENZER, A. Z.. As políticas de formação: A constituição da identidade do professor sobrante. Educação e Sociedade. vol. 20, n. 68, Campinas, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301999000300009 Acesso
em: 18 de junho de 2009.
PARANHOS, M.; MIRANDA NETO, Bruno; SIVA, S.. A desumanização do trabalho e do trabalhador na virada século. Trabalho Necessário, ano 6, no. 6, 2008. Disponível em: Acesso em: 18/6/2009.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2009 Maria Aparecida Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.