A PERCEPÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO MATEMÁTICO PELO DISCENTE DO CURSO DE MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Vanessa Magela Mascarenhas

Resumo


RESUMO:

Este artigo se refere à percepção dos graduandos do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte, no 2° semestre de 2008, em relação aos softwares educativos matemáticos. Realizou-se uma abordagem qualitativa, com dados quantitativos, com coleta de dados junto aos alunos de 6°, 7° e 8° períodos e à coordenação do curso. O objetivo principal da pesquisa realizada foi conhecer a percepção dos graduandos do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, em relação aos softwares educativos matemáticos. E ainda verificar se, com a formação inicial em Matemática, os futuros professores estão motivados e se sentem seguros para utilizar os softwares educativos matemáticos em suas aulas. O curso de Licenciatura em Matemática possui disciplina específica para ensinar a manusear o computador e a utilizar softwares educativos matemáticos, assim como outros aplicativos. Contudo, constatamos haver uma ausência da percepção do conceito de software educativo e seus objetivos. Os alunos acreditam que precisam de mais formação no assunto para atuar com eficácia e competência. Verificou-se que os alunos percebem a importância da utilização do software educativo matemático e esperam orientações mais profundas sobre a sua utilização como ferramenta de ensino/aprendizagem para aplicá-los nas suas aulas e levarem o aluno à construção do conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: software educativo matemático; aprendizagem; docência.

ABSTRACT:

This article mentions the perception to it of the graduating of the course of Licenciatura in Mathematics in 2° semester of 2008, relation to softwares educative mathematicians. A qualitative and quantitative boarding was become fullfilled, collecting given through questionnaire next to the coordination of the course and to the pupils of 6°, 7° and 8° periods, correspondents to the research universe. It was verified that the pupils perceive the importance of the use of mathematical educative software as education tool/learning, but do not perceive that they are learning to use it in the Institution. It was evidenced that, with the initial formation in Mathematics, the future professors do not feel themselves prepared and safe to use softwares educative mathematicians in its future lessons and, with this, the majority does not intend to give with these tools, not to be that they make a course and/or specializations are of the Institution, for believing that this is not preparing them. The graduating wait to guide on the use of softwares educative mathematicians as education tool/learning, to apply them in its lessons and to take the pupil to the construction of the knowledge.

KEYWORDS: Mathematical educative software. Superior education. Perception.

Recebido: 10/11/2009  Aceito: 17/12/2009


Palavras-chave


software educativo matemático; aprendizagem; docência.

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