Algumas reflexões sobre práticas acadêmicas

Hércules Toledo Corrêa

Resumo


eoi/doi Deposit Form - Electronic Object Identifier   

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v2i1.386


RESUMO: Pretende-se, com este artigo, fazer uma reflexão sobre algumas concepções de leitura, com base, principalmente, em estudos da área da linguística, da linguística aplicada e da psicolinguística. A partir dessa reflexão, apresentamos um relato de experiência com alunos do curso de Letras do Centro Universitário de Belo Horizonte, realizadas nos últimos cinco anos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Ensino de Leitura; Produção de Textos; Ensino de produção de textos

ABSTRACT: We intend, with this article, to reflect on some concepts of reading, based mainly in the area of linguistic studies, applied linguistics and psycholinguistics. From this discussion, we present a report of experiences with undergraduate students of Letras Course (Language Studies) at the Centro Universitário de Belo Horizonte, carried out during the last five years.

 

KEYWORD: Reading; Teaching reading; Writing;Teaching  writing.

Recebido: 25/06/2009      Aceito:23/08/2009


Palavras-chave


Leitura; Ensino de Leitura; Produção de Textos; Ensino de produção de textos

Texto completo:

PDF

Referências


Referências bibliográficas:

BATISTA, Antônio A. G. Sobre a leitura. Em aberto. Brasília, v. 10, n. 52, out./dez.991. p. 1-30.

CARMAGNANI, Anna Maria. Relendo os modos de ler a leitura. Contexturas; ensino crítico de língua inglesa. São Paulo: Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo - ALIESP, 1, 1992.

CARVALHO, Marlene de e SILVA, Maurício da. Como ensinar a ler a quem já sabe ler. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v. 21, n. 121, p. 68-72, 1996.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sócio-cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1988.

GOODMAN, K. S. Reading: a psycholinguistic guessing game. Journal of Reading Specialist, 6, 1967, p.126-135.

GOUGH, P. One second of reading. In: KAVANAGH e MATTINGLY (Eds.). Language by ear and by eye. Cambridge, MASS: MIT Press, 1972. p. 331-358.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor; aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura; teoria & prática. Campinas: Pontes, 1993.

KLEIMAN, Angela. (Org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

LEVY, D. Commuicative goals and strategies. In: GIVON, T. (Org.) Syntax and Semantics 12:

Discourse and Syntax. New York: Academic Press, 1979 apud CARMAGNANI, Anna Maria. Relendo os modos de ler a leitura. Contexturas; ensino crítico de língua inglesa, São Paulo: Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo - ALIESP, 1, 1992.

LOBATO, Carmen H. M. Leitura no segundo grau: a apropriação como processo de construção da macroestrutura do texto. Campinas: IEL/Unicamp, 1995. (Dissertação, Mestrado em Linguística Aplicada)

MACHADO, Anna Rachel (coord..) et al. Resumo. São Paulo: Parábola, 2004. (Coleção Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos)

MACHADO, Anna Rachel (coord..) et al. Resenha. São Paulo: Parábola, 2004. (Coleção Leitura e produção de textos técnicos e acadêmicos)

MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: UNESP, 1996.

ORLANDI, Eni. O inteligível, o interpretável e o compreensível. In: ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro (Orgs.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 1991. p. 58-77.

SMITH, Frank. Compreendendo a leitura; uma análise psicolinguística da leitura e do aprender a ler. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. (Original em inglês publicado pela primeira vez em 1971).

WALTY, Ivete Lara Camargos. Os sentidos da leitura. Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão, v. 1, no. 4, jul/ago., 1995. p. 26-33.

TERZI, Sylvia B. Processos de relevância no texto jornalístico: títulos enviesados e tangenciais. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, (20), jul./dez. 1992. p. 119-131.

SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro (Orgs.) São Paulo: Ática, 1991. p. 18-29.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.

ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro (Orgs.) São Paulo: Ática, 1991.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2009 Hércules Toledo Corrêa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2