IDENTIDADE CULTURAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O CONHECIMENTO DE SI NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS ACADÊMICOS. (Dossíê: Práticas de Ensino e Aprendizagem: a experiência docente e os desafios epistemológicos e metodológicos da educação)
Resumo
eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier
http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i2.2527Cultural Identity and Social Transformation: The Knowledge of Self in Construction of Academic Projects
Resumo: O objetivo deste paper é apresentar como um projeto, desenvolvido com alunos de graduação do curso de Psicologia, possibilitou o desenvolvimento de um olhar crítico para o lugar social em que os alunos (con)vivem. Este olhar crítico e sensível foi trabalhado na disciplina de Antropologia, e possibilitou aos estudantes conhecer o universo teórico e as condições práticas inerentes à vida de cada um. Como produto final, os alunos desenvolveram um aplicativo de celular, em que mapearam alguns pontos do bairro e registraram um cotidiano, com imagens, descrições e uma percepção estética. Além disto, este olhar para o mundo abriu uma janela para a compreensão de si mesmos, e como se constitui a identidade social de cada sujeito.
Palavras-chave: Identidade cultural; Aprendizagem; Alteridade
Abstract: The purpose of this paper is to present as a project, developed with undergraduate students of the Psychology course, the development of a critical look at the social place in which students. This critical and sensitive view was worked on in the discipline of Anthropology, and enabled the students to know the theoretical universe and the practical conditions inherent in each one’s life. As a final product, the students developed a mobile application, in which they mapped some points of the neighborhood and recorded a daily life, with images, descriptions and aesthetic perception. In addition, this look at the world has opened a window for the understanding of themselves, and how the social identity of each subject is constituted.
Keywords: Cultural identity; Learning; Otherness
Recebido em: 29/12/2017 – Aceito em 30/02/2018
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Carolina Paes. O lazer, a periferia da metrópole e os jovens: algumas relações. In: Grupo de Pesquisas em Lazer (GPL-Unimep). 2011
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME. MANUAL PROGRAMA RESTAURANTE POPULAR. Brasília, Setembro de 2004.
BRENNER, A. K.; DAYRELL, J.; CARRANO, P. Culturas do lazer e do tempo livre dos jovens brasileiros. In: ABRAMO, H. W.; BRANCO, P. P. M. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo/Instituto Cidadania, 2005
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LAPLATINE, François. Aprender Antropologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.
LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. São Paulo: Editora Brasiliense, 2009.
SARLO, Beatriz. Paisagens Imaginárias. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
##plugins.generic.alm.title##
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Rodrigo Barbosa Lopes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.