A (S) CULTURA (S) AFRICANA (S) EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO (Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira)

Sidnei Marinho de Souza, Lana Mara de Castro Siman

Resumo


THE AFRICAN CULTURE (S) IN DIDACTIC BOOK OF HISTORY FOR MIDDLE SCHOOL

Resumo:

Este artigo apresenta a análise de textos e imagens que abordam a (s) Cultura Africana (s) na coleção didática “História Global”, destinada a alunos e professores do Ensino Médio e aprovada na avaliação do PNLD/2012, sendo a mais escolhida por professores do Ensino Médio da rede pública de ensino, no Brasil. Buscou-se evidenciar a concepção de cultura africana veiculada por meio de texto e imagem, a presença de silenciamentos a respeito da produção cultural dos povos africanos, assim como a presença de mudanças reveladoras de uma visão sobre a história e cultura do continente africano despendida de estereótipos, preconceitos e representações eurocêntricas.

Palavras – chave: Livro Didático, Cultura (s) Africana (s), Ensino de História.

 

Abstract:

This article analyses texts and images concerning African Culture presented in the didactic collection "História Global", which is targeted to Ensino Médio (High School) and was aproved on PNLD/2012 evaluation. It was chosen by  the majority of public High School teachers in Brazil. This paper intends to highlight the conceptions of African Culture that are conveyed by the  texts and the  pictures shown and the silencing  of cultural production of African people, as well as the presence of changes of perspective about African Culture and History that reveal a new point of view  which is free of stereotypes, prejudice and eurocentric representations.

Keywords: Text book, African Culture, History Teaching

Recebido em: 26/07/2017  – Aceito em: 28/08/2017


Palavras-chave


Livro didático, Ensino médio, Cultura africana, Ensino de História

Texto completo:

PDF

Referências


Referências bibliográficas

MUNANGA, Kabengele. Origens africanas do Brasil contemporâneo: histórias, línguas, culturas e civilizações. São Paulo: Global, 2009.

NASCIMENTO, Elisa Larkin. Sankofa: Introdução às antigas civilizações africanas. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.) A matriz africana no mundo. Revista Sankofa. São Paulo: Selo Negro, v. 1, 2008, p. 55-72.

OLIVEIRA, David Eduardo de. Cosmovisão Africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente. Curitiba: Editora Gráfica Popular, 2006.

SERRANO, Carlos; WALDMAN, Maurício. Memória D’ África: A temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Racismo em livros didáticos: estudo sobre negros e brancos em livros de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da; TEIXEIRA, Rozana; PACÍFICO, Tânia Mara. Programas de distribuição de livros e hierarquias raciais: o que dizem os alunos negros/as? In: FERREIRA, Aparecida de Jesus. As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 23-45.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis negros no Brasil escravista: história da festa de coroação de Rei Congo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

Coleções didáticas:

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. volume único. 8ª ed. São Paulo, 2005.

COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. v.1, 2 e 3. 1ª.ed. São Paulo: Saraiva, 2010.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
 |  Incluir comentário

Direitos autorais 2017 Sidnei Marinho de Souza, Lana Mara de Castro Siman

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.