EXPERIÊNCIA DA LEITURA LITERÁRIA: OFÍCIO DE LEITOR.(Dossiê: Práticas de Leitura, Livros Didáticos, Relações Raciais e as Culturas Africana e Afro-Brasileira)

Angela Maria da Costa e Silva Coutinho

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v10i1.2246

EXPERIENCIA DE LA LECTURA LITERARIA: OFICIO DE LECTOR

Resumo:

Acerca da leitura da arte literária tem-se uma constelação de ideias expressas por escritores, filósofos, filólogos, professores, todos que, antes de qualquer outra qualificação de ofício são leitores. O ofício de leitor envolve processos que mobilizam a vontade dos sujeitos, em razão  das insuspeitadas motivações  que o objeto do ofício, o texto artístico-literário, suscita, tanto durante a experimentação do ato de ler, quanto em momentos posteriores, quando a leitura  retorna em percepções, subjetividades, conceitos, visões, uma vez que experimentadora, ela mesma, de indivíduos e de coletividade.  Costuma-se associar o ofício de leitor à habilidade do observador, na acepção que caracteriza o sujeito  concentrado  diante do objeto  a contemplá-lo para atingir ao menos uma das visões de sua essência, ou o observador artista que cria personagens com palavras; melodias inteiras com pequenos sons; finas jóias com brutos  metais. Estimulada e exercitada a concentração, fica possível a associação de sentidos, a correspondência de significados, a comparação, a afirmação, a sustentação e a contradição.
Palavras-chave: arte literária, leitura, leitor

Resumen:

Sobre la lectura del arte literario se tiene una constelación de ideas expresadas por escritores, filósofos, filólogos, profesores, todos que, antes de cualquier otra calificación de oficio son lectores. El oficio de lector involucra procesos que movilizan la voluntad de los sujetos, en razón de las insospechadas motivaciones que el objeto del oficio, el texto artístico-literario, suscita, tanto durante la experimentación del acto de leer, cuanto en momentos posteriores, cuando la lectura retorna en percepciones, subjetividades, conceptos, visiones, una vez que experimentadora, ella misma, de individuos y de colectividad. Se suele asociar el oficio de lector a la habilidad del observador, en la acepción que caracteriza al sujeto concentrado ante el objeto a contemplarlo para alcanzar al menos una de las visiones de su esencia, o el observador artista que crea personajes con palabras; melodías enteras con pequeños sonidos; finas joyas con brutos metales. Estimulada y ejercitada la concentración, es posible la asociación de sentidos, la correspondencia de significados, la comparación, la afirmación, la sustentación y la contradicción.


Palabras clave: arte literario, lectura, lector

Recebido em: 24/07/2017  – Aceito em: 22/08/2017


Palavras-chave


arte literária; leiturta; leitot,

Texto completo:

PDF

Referências


CANCLINI, Néstor García. Leitores, espectadores, internautas. Tradução de Ana Goldberg. Sçao Paulo: Iluminuras, 2008, 94p.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Tradução de Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM . 1991, 271 p.

JAUSS Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa (Org.) A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 213 p.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Gerfaldi. Revista brasileira de Educação. Campinas, nº 19, p. 20-28. janeiro, fevereiro, março e abril de 2002.

SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra São Paulo: Companhia das letras, 1989. 235 p.

SOARES, Magda.Novas práticas de leitura e escrita:letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas. vol. 23, nº 81, p. 143-160, dezembro de 2002.


##plugins.generic.alm.title##

##plugins.generic.alm.loading##

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Angela Maria da Costa e Silva Coutinho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

NOVO QUALIS CAPES B2