PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS DE MEMÓRIA: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A DIVERSIDADE: PATRIMÔNIO E PRÁTICAS DE MEMÓRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDICIPLINAR" (Dossiê: Gestão, Educação e Patrimônio Cultural)

Frederico Alves Pinho, Luisa Teixeira Andrade

Resumo


eoi/doi Deposit-Electronic Object Identifier

http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v7i2.1429


RESUMO: Este artigo apresenta um estudo sobre o curso “Produção de materiais didáticos para a diversidade: patrimônio e práticas de memória numa perspectiva interdisciplinar”, realizado no segundo semestre de 2010 em cinco cidades pólos do estado de Minas Gerais. O curso de aperfeiçoamento da Rede de Formação para a Diversidade (SECAD/MEC), coordenado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Labepeh/ UFMG), foi ofertado na modalidade da educação à distância, por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apesar de o curso ter sido oferecido em cinco cidades pólos, esta análise abrange apenas as duas turmas do pólo Governador Valadares. O foco da análise é o processo de aprendizagem, com atenção voltada para o conceito de patrimônio em suas relações com o tema da diversidade e com as práticas de memória.  Para isso, foram explorados os fóruns, uma ferramenta muito utilizada durante o curso, através da plataforma moodle. Além dos fóruns, outras duas atividades desenvolvidas pelos alunos foram apreciadas: os memoriais de percurso e os materiais didáticos elaborados.

Palavras-chave: patrimônio, práticas de memória, aprendizagem

ABSTRACT: This paper presents an study of the course “Produção de materiais didáticos para a diversidade: patrimônio e práticas de memória numa perspectiva interdisciplinar”, which took place in the second term of 2010. The course was offered as a distance education module. The analyses encompassed the pole of the city of Governador Valadares. The focus of analyses is the learning processes developed in the course with an emphasis on the concept of Historical Heritage and its relationships with diversity and memory practices. We explored the online Forums and other two activities developed by the students during the course: the memorials and the didactic materials produced.

Keywords: heritage , memory practices , learning

Recebido em: 09/02/2015 – Aceito em 13/05/2015

 


Palavras-chave


Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural, Ensino-aprendizagem

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