Programas de Integridade e Comunicação: o desafio da conscientização de empresas públicas federais em relação a projetos anticorrupção

Marina Sabioni, Robson Dias, Victor Márcio Laus Reis Gomes, João José de Avevedo Curvello

Resumo


o artigo discute como a cultura anticorrupção, fomentada pela criação de Programas de Integridade, tem sido estimulada pelos órgãos de controle federais. Conceitos como o de comunicação interna e cultura organizacional são trabalhados, no intuito de expor a importância da comunicação na criação de mecanismos de mudança cultural. Uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, que utilizou como técnica de pesquisa uma entrevista semiestruturada, foi realizada em uma estatal, investigada pela CGU em 2015. Os resultados preliminares são apresentados nesse artigo e mostram as diferenças presentes nas opiniões dos gestores das áreas de Comunicação Interna e Departamento Compliance e o que tem sido feito para a disseminação dessa cultura anticorrupção.

Palavras-chave


Comunicação; Cultura; Corrupção; Estatais; Programas de Integridade.

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Referências


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