Pluralismo jurídico, "lex mercatoria" e redes empresariais

Arnaldo Rizzardo Filho, UNISINOS

Resumo


RESUMO: A teoria autopoiética acredita que uma das facetas do pluralismo jurídico está na produção disseminada de normas privadas na sociedade. A identificação do sentido nas expectativas comportamentais constitui o tradicional caminho que a teoria sistêmica percorre no seu argumento. Luhmann acrescenta o caráter autopoiético aos sistemas sociais. Redes empresariais são organizações autopoiéticas que se diferenciam (n)do sistema econômico, em um movimento à parte das fronteiras nacionais, cuja principal caracterização é sua diferenciada operação, que pede uma qualificação jurídica também diferenciada.

PALAVRAS-CHAVE: teoria sistêmica; autopoiese; redes empresariais.

 

ABSTRACT: Autopoietic theory believes that one of the facets of legal pluralism lies in the widespread production of private norms in society. The identification of meaning in behavioral expectations is the traditional path that systemic theory traverses in its argument. Luhmann adds the autopoietic character to social systems. Business networks are autopoietic organizations that differentiate themselves in and from the economic system, and their differentiated operation calls for a correspondingly differentiated right.

KEY WORDS: systemic theory; Autopoiesis; Business networks.

 

Submetido em:21-04-2017

Aprovado em: 14-07-2017


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