Proposta de um curso virtual de estatística descritiva elementar sob a ótica de um designer instrucional em nível de extensão

Sérgio Ricardo Magalhães, Rossano Gimenes, Renata Mônica Silva Amaral

Resumo


O presente estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de criação e implementação de um curso virtual de Estatística Elementar, intitulado Elementos de Estatística Descritiva, para o ambiente virtual TelEduc. Sob o ponto de vista de autoria e de Design Instrucional do curso, o projeto foi apresentado, buscando atender a pressupostos multidisciplinares que se fazem fundamentais a um curso de natureza virtual. Explorou-se o contexto em que o projeto do curso será realizado e, do mesmo modo, foram discutidos os dados específicos de design. Apresenta-se também neste trabalho uma análise crítica do curso, apontando vantagens e desvantagens, bem como, caminhos a serem trilhados na busca da melhoria do mesmo. Ao final do trabalho realizou-se uma reflexão sobre como tratar questões e práticas educacionais em ambientes virtuais, onde se propõe criar/desenvolver mecanismos que permitam a elaboração de cursos mais dinâmicos, destacando a importância da atuação do Design Instrucional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v3i1.276
ISSN 1984-3151