O PAPEL DO CONTRATO DIDÁTICO NA TRÍADE ESTUDANTE - PROFESSOR - SABER NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS SUJEITOS NA RELAÇÃO DIDÁTICA

Wanderley Pivatto, Elcio Schuhmacher

Resumo


O artigo teve como proposta analisar o comportamento da relação entre professor e estudante, sob a luz do contrato didático, entendido por Brousseau (1999) como um instrumento de análise a partir da tríade relação docente-discente-saber. O enfoque da investigação esteve assentado nas expectativas dos estudantes e professores na efetivação das regras que compõem um contrato didático, delineado por direitos e promessas de um saber que se deseja por ambas as partes, bem como a ocorrência de transgressão e negociação dos itens orientadores contratuais. Para realizar a investigação, a metodologia utilizada foi a realização de uma entrevista com professores e estudantes de três turmas de 2ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, de uma escola da rede pública de Florianópolis, Santa Catarina. Os resultados mostraram que tanto aos estudantes quanto aos professores, para a formação do contrato didático, é necessário que as duas partes participem ativamente nesse processo de construção de regras que norteará os trabalhos em sala de aula.

Abstract

The article was proposed to analyze the behavior of the relationship between teacher and student, under the light of didactic contract, understood by Brousseau (1999) as an analytical tool from the triad teacherstudent relationship and knowledge. The focus of research has been sitting on the expectations of students and teachers in the effective rules that make up a didactic contract outlined rights and promises of a knowledge that is desired by both parties, as well as the occurrence of transgression and negotiation of contractual items guiding . To conduct the research, the methodology used was conducting an interview with teachers and students from three classes of 2nd year of high school, during math classes, a public school in Florianopolis, Santa Catarina. The results showed that both students and teachers for the training of didactic contract, it is necessary that both parties participate actively in the process of constructing rules that will guide the work in the classroom.


Palavras-chave


Contrato didático. Ensino de Matemática. Tríade relação didática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v6i2.1065
ISSN 1984-3151