Linhaça: Composição química e efeitos biológicos

Lilian Cupersmid, Ana Paula Rezende Fraga, Edeli Simioni de Abreu, Isabela Rosier Olimpio Pereira

Resumo


A semente de linhaça é considerada hoje um alimento funcional, depois de séculos de uso na alimentação e na medicina natural. Os benefícios da linhaça são atribuídos ao seu óleo rico em ácido alfa-linolênico, lignanas e fibras alimentares. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo reunir dados sobre a composição química e os efeitos biológicos da semente de linhaça. A partir dos dados obtidos, pode-se concluir que os alimentos funcionais são de grande importância no aumento da expectativa de vida da população. Porém, fatores ambientais como o consumo de determinados alimentos, álcool, fumo e fatores genéticos podem ocasionar o aparecimento de doenças crônicas como obesidade, hipertensão, osteoporose, diabetes e cânceres.

Palavras-chave


linhaça, ácido linolênico, ω - 3

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.