CÂNCER DE MAMA NA GESTAÇÃO: UM RELATO DE CASO

Bruna Campos Lima, Júnia Andrade Carvalho, Melissa Pereira de Oliveira, Júlia Barbosa de Melo Gomes

Resumo


JUSTIFICATIVA: O câncer de mama na gestação é definido quando o diagnóstico é feito durante a gravidez ou em até doze meses após o parto. É responsável por 0,2-3,8% de todos os cânceres de mama, porém é a neoplasia de maior prevalência na gestação. As alterações fisiológicas da gravidez fazem com que o diagnóstico seja tardio e assim, em estágios mais avançados. Por isso, é necessário o diagnóstico precoce. OBJETIVOS: Descrever caso de câncer de mama diagnosticado no puerpério imediato. MÉTODOS: Análise de prontuário médico e revisão bibliográfica. RESULTADOS: L. F. A, 34 anos, primigesta. Admitida com idade gestacional de 40 semanas e queixa de bolsa rota. Realizada cesárea devido à bradicardia fetal persistente. Um dia após o parto, evoluiu com confusão mental, rebaixamento de consciência e dor abdominal intensa. Ao exame apresentava mama esquerda com massa ocupando quadrantes laterais, endurecida e mal delimitada. Axila esquerda com linfonodo suspeito. Laboratório demonstrou hipercalcemia e LDH aumentados. Tomografia de abdômen e pelve com presença de lesões hipodensas hepáticas e múltiplas lesões líticas ósseas compatíveis com neoplasias secundárias. Realizada biópsia de mama esquerda e punção de linfonodo axilar, respectivamente, demonstrando carcinoma ductal invasor e linfonodo sugestivo de malignidade. Paciente apresentou declínio do quadro clínico, evoluindo a óbito no décimo dia de puerpério. CONCLUSÃO: O câncer de mama na gestação apresenta-se como um desafio clínico. Assinala-se a importância do exame minucioso das mamas no ciclo gravídico puerperal, fazendo parte da propedêutica, possibilitando-se assim o diagnóstico o mais precoce possível.

 

PALAVRAS-CHAVE: câncer; mama; gestação.


Texto completo:

PDF

Referências


AMANT F; LOIBL S; NEVEN P; VAN CALSTEREN K. Breast cancer in pregnancy. Lancet. 379(9815):570-9, 2012.

CORRÊA, M. D. Noções Práticas de Obstetrícia. 14ª ed. Coopmed, 2011.

EVANS SR; SARANI B; BHANOT P; FELDMAN E. Surgery in pregnancy. Curr Probl Surg.;49(6):333-88, 2012.

KO EM; VAN LE L. Chemotherapy for gynecologic cancers occurring during pregnancy. Obstet Gynecol Surv.;66(5):291-8, 2011.

MARTINS-COSTA, S. Rotinas em Obstetrícia. 7 ed. Artmed, 2017.

MIR O; BERVEILLER P; ROPERT S; GOFFINET F; PONS G; GOLDWASSER F. Emerging therapeutics options for breast cancer chemotherapy during pregnancy. Ann Oncol.;19(4): 607-13, 2007.

ZUGAIB, M. Obstetrícia. 3a ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2016.


A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.