Perfil dietético e estado nutricional de trabalhadores da construção civil, do Grande ABC, São Paulo.

Nicole Fernandes Lopes, Rosana Farah Simony

Resumo


O estudo foi conduzido em três canteiros de obras regidos pelo mesmo modelo de produção terceirizada, nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, todos pertencentes a uma construtora do Estado de São Paulo. Foi avaliado o estilo de vida e as características alimentares destes trabalhadores. A amostra foi composta por 101 indivíduos, todos do sexo masculino, com idade entre 20 e 71 anos. Verificou-se que os trabalhadores da construção eram mais velhos, com idade média de 44 anos, e 85,2% apresentava o ensino fundamental incompleto. Entre os participantes, 65,4% afirmaram consumir bebidas alcoólicas, destes 97% consomem bebidas duas ou mais vezes na semana. O Índice de Massa Corpórea (IMC) indicou que 47,5% da amostra apresentam sobrepeso, e 52,5% apresentavam risco e/ ou alto risco cardiovascular relacionado à circunferência de cintura. O recordatório 24h apontou consumo de 3484 kcal (± dp: 555,20), acima do recomendado pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). O estado nutricional inadequado, somado aos maus hábitos, como tabagismo, etilismo, alto consumo de gordura saturada, associado ao alto risco para doenças metabólicas e cardiovasculares, coloca estes em situação de risco. Medidas de atenção necessitam ser rapidamente implantadas nessa população.

Palavras-chave


estado nutricional; trabalhadores; construção; saúde dos trabalhadores

Texto completo:

PDF
A abreviatura do periódico é e-Sci, o qual deve ser utilizado em bibliografias, notas de rodapé e para referências. ISSN: 1984-7688, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Licença Creative Commons
Todo o conteúdo da e-Scientia, exceto quando identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.