Cultura organizacional e comunicação interna na administração pública federal pensadas a partir da classificação de ouvir, informar, educar e participar: o caso da empresa Delta
Guilherme Moreira de Carvalho, Robson Dias, Victor Márcio Laus Reis Gomes, João José de Avevedo Curvello
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar a percepção por gestores de uma instituição pública sobre o conceito da comunicação interna e o impacto de sua aplicação (ou não) no ambiente de trabalho de uma unidade administrativa de instituição pública. Os fundamentos teóricos se encontram fundamentados em estudos e conceitos propostos por Curvello (2012), Kunsch (2010), Maximiano (2000) e Silva (2010). Como proposta metodológica, sob a perspectiva descritiva e qualitativa, foram realizadas entrevistas com perguntas fechadas (5 servidores escolhidos por conveniência pelo pesquisador), com a finalidade de obter informações acerca do assunto na unidade pesquisada intitulada “Delta”. Após análise dos dados levantados, as respostas indicam que a comunicação interna é imprescindível para a gestão eficiente das atribuições da unidade gestora. Por outro lado, as entrevistas também revelam que as dimensões da comunicação interna propostas por Curvello (ouvir, informar, educar e participar) não são vivenciadas na unidade pesquisada
Palavras-chave
Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, fluxos de comunicação e organização pública.
Referências
ABRACOM, Associação Brasileira das Agências em Comunicação. Como entender a comunicação interna. In Revista Organicom, dezembro de 2008.
CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação Interna e Cultura Organizacional. Edição Revista Atualizada. Brasília, 2012.
GALERANI, Gilceana Soares Moreira. O desafio da avaliação de resultados em Comunicação Organizacional. In. Revista Organicom, 1º Semestre de 2005.
GESTOR1, Entrevistado A. Entrevista realizada em 19 de maio de 2017.
GESTOR2, Entrevistado B. Entrevista realizada em 19 de maio de 2017.
GESTOR3, Entrevistado C. Entrevista realizada em 24 de maio de 2017.
GESTOR4, Entrevistado D. Entrevista realizada em 24 de maio de 2017.
GESTOR5, Entrevistado E. Entrevista realizada em 24 de maio de 2017.
KUNSCH, Margaria Maria Krohling (Organizadora). A comunicação como fator de humanização das organizações. Difusão Editora. 2010.
SILVA, Márcia Batista. Comunicação interna e qualidade de vida em contexto de insegurança organizacional. Difusão Editora. 2010.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. Editora Atlas São Paulo. 2000.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA UNIÃO. http://www.portaldatransparencia.gov.br/Acessado em 17/05/22017.
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ISSN: 1983-0890