Cultura organizacional e comunicação interna na administração pública federal pensadas a partir da classificação de ouvir, informar, educar e participar: o caso da empresa Delta

Guilherme Moreira de Carvalho, Robson Dias, Victor Márcio Laus Reis Gomes, João José de Avevedo Curvello

Resumo


O objetivo deste artigo é verificar a percepção por gestores de uma instituição pública sobre o conceito da comunicação interna e o impacto de sua aplicação (ou não) no ambiente de trabalho de uma unidade administrativa de instituição pública. Os fundamentos teóricos se encontram fundamentados em estudos e conceitos propostos por Curvello (2012), Kunsch (2010), Maximiano (2000) e Silva (2010). Como proposta metodológica, sob a perspectiva descritiva e qualitativa, foram realizadas entrevistas com perguntas fechadas (5 servidores escolhidos por conveniência pelo pesquisador), com a finalidade de obter informações acerca do assunto na unidade pesquisada intitulada “Delta”. Após análise dos dados levantados, as respostas indicam que a comunicação interna é imprescindível para a gestão eficiente das atribuições da unidade gestora. Por outro lado, as entrevistas também revelam que as dimensões da comunicação interna propostas por Curvello (ouvir, informar, educar e participar) não são vivenciadas na unidade pesquisada

Palavras-chave


Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, fluxos de comunicação e organização pública.

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Referências


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GESTOR2, Entrevistado B. Entrevista realizada em 19 de maio de 2017.

GESTOR3, Entrevistado C. Entrevista realizada em 24 de maio de 2017.

GESTOR4, Entrevistado D. Entrevista realizada em 24 de maio de 2017.

GESTOR5, Entrevistado E. Entrevista realizada em 24 de maio de 2017.

KUNSCH, Margaria Maria Krohling (Organizadora). A comunicação como fator de humanização das organizações. Difusão Editora. 2010.

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PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DA UNIÃO. http://www.portaldatransparencia.gov.br/Acessado em 17/05/22017.




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