Os brechós de Instagram e a economia da confiança: interação e compra de roupas de segunda mão pela rede social

Rafaela Chaves Freitas, Ramon Bezerra Costa

Resumo


Resumo

Esse artigo parte da hipótese de que os brechós estão passando por um processo de ressignificação, que tem relação com a popularização do acesso às tecnologias digitais de comunicação e com uma crescente redução da resistência das pessoas em consumir roupas de segunda mão. Assim, o objetivo deste estudo é refletir sobre os processos de ressignificação dos brechós na cidade de São Luís (MA) a partir de três perfis em funcionamento na rede social da internet Instagram. Essa reflexão será feita a partir da teoria da economia da confiança, que é um processo de vinculação social, isto é, comunicacional, que ocorre por meio das formas de produzir e consumir bens e serviços através das práticas de compartilhamento. Sobre a metodologia, foram realizadas revisão bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas em profundidade e observação não participante.


Palavras-chave


Brechós. Instagram. Economia da Confiança.

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