Inserção de tecnologias nas escolas públicas: o "modelo" utilizado pelo estado e suas contradições

Livia Andrade Coelho, Maria Elizabete Souza Couto

Resumo


Políticas públicas têm sido implantadas pelo governo federal com vistas a inserção de tecnologias digitais nas escolas públicas desde a década de 1980, em um regime de adesão, que trabalha com a ideia de responsabilização dos “parceiros”. Partindo desse modelo adotado para implementar política pública educacional, nosso objetivo neste ensaio acadêmico é discutir as condições infraestruturais da estrutura de Tecnologia (TI) das escolas públicas, no que tange aos desdobramentos dos projetos e programas implementados ao longo das últimas décadas. Nossa tese é que independente do formato adotado para implementação de uma política pública educacional, ou seja, se é uma ação do governo federal, estadual ou municipal, é imprescindível que de fato o regime de cooperação e colaboração entre os entes federados efetivamente aconteça e que se implemente políticas de estado e não de governo, para que se evite que elas durem apenas o(s) mandato(s) do gestor que a implantou.


Palavras-chave


Escola Pública. Políticas Públicas. Tecnologias Digitais.

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