Jornalismo audiovisual e jovens universitários: produção e consumo no Brasil e no território ibero-americano

Juliana Fernandes Teixeira, Beatriz Becker, Igor Waltz, Heitor Machado, Allysson Martins, Ainara Larrondo

Resumo


Refletir sobre as reconfigurações, a produção e o consumo do jornalismo audiovisual implica entender os modos como a juventude atua no ambiente convergente para se informar. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada, por meio da aplicação de questionários com alunos de Comunicação e Jornalismo nas cinco regiões do Brasil e no território ibero-americano. O texto também aponta características das notícias em áudio e vídeo dos sites jornalísticos mais acessados por universitários no Brasil e em Portugal e Espanha, analisadas mediante a utilização de cinco categorias: 1. Objetivos e estratégia comercial; 2. Homepage, armazenamento e acesso; 3. Usos e formatos de vídeos; 4. Interação com as redes e 5. Linguagens e temáticas. Esta investigação está inserida em projeto maior do Grupo de Pesquisa Mídia, Jornalismo Audiovisual e Educação (MJAE- PPGCOM/UFRJ).


Palavras-chave


Jornalismo audiovisual; Webjornalismo; Notícias em áudio e vídeo; Jovens universitários; MJAE

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Referências


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