WEB SEMÂNTICA NO JORNALISMO O uso de tags como ferramentas para atrair o leitor e organizar as notícias

Renata Pires de Mendonça Dantas

Resumo


O consumo crescente de informações pela Web e a interação pela internet entre leitor e produtor modificaram a forma de produção e divulgação de notícias feita pelos veículos de comunicação e jornalistas. Muitos veículos midiáticos passaram do formato impresso para o virtual. Jornais, rádios e TVs aderiram à rede de internet para a divulgação de notícias em portais e sites. A oferta de informação foi tamanha, que além da produção do conteúdo, os profissionais de comunicação passaram a se preocupar também com a conquista do leitor e o posicionamento de suas matérias na rede.  Para conquistar o leitor e ganhar visibilidade para o conteúdo, veículos e jornalistas começaram a utilizar ferramentas da Web Semântica em suas produções, em especial o tagueamento de notícias. Esse trabalho analisou o uso de tags pelo jornal online Estado de Minas como ferramenta para atrair o leitor e organizar as notícias, em matérias publicadas sobre a retirada dos camelôs e ambulantes das ruas de Belo Horizonte a mando da prefeitura da capital, em julho de 2017.


Palavras-chave


Web Semântica, Jornalismo Online, Tags, Internet, Jornal Estado de Minas.

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Referências


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