Grau de Usabilidade: Um Estudo de Caso do Software Tagcomércio e do Site da TAGSOFT Ltda.

Guilherme Afonso Tavares Ribeiro, Gláucia Roberta Oliveira

Resumo


Este artigo tem como objetivo identificar a usabilidade de um software, denominado Tagcomércio, comercializado por meio de sua versão shareware disponibilizada através do download efetuado a partir do website da empresa TAGSOFT responsável pelo desenvolvimento do mesmo e identificar a influência desta usabilidade para a escolha e aquisição do software pelos seus clientes. Além disto, analisar a usabilidade do website da TAGSOFT pelo qual é efetuado o processo de aquisição do aplicativo. Para este estudo foi realizada uma pesquisa, através de um questionário online quantitativo embasado na norma ISO 9241-11 (1998). A amostragem utilizada foram os clientes que realizaram o licenciamento do aplicativo Tagcomércio da empresa em questão. A pesquisa demonstrou que fatores como preço, benefícios extras são secundários em relação ao fator usabilidade. Pode-se concluir com o presente estudo que a usabilidade de um aplicativo influencia na decisão de compra pelo cliente. Além disso a necessidade de realizar ajustes de acordo com as características de usabilidade tanto para o software Tagcomércio como para o website da empresa TAGSOFT.

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