Criar e jogar: resgate da cultura nas experiências digitais interativas

Carlos Eduardo de Martin Silva

Resumo


A experiência cultural ganha novo (e rico) terreno para exploração com o surgimento das plataformas digitais, através das experiências interativas. Entretanto, muito se perde ao colocar arbitrariamente o con-teúdo em primeiro plano e esquecer que a experiência do jogo deve, acima de tudo, ser algo prazeroso e mágico, que permita ao participante viajar pelo novo mundo que está descobrindo, à medida que a histó-ria é contada. Assim, resgatar o elemento lúdico torna-se questão fundamental para que haja propostas mais compatíveis com o contexto tecnológico e cultural em que se vive e também para que se consiga fisgar e manter a atenção do usuário que, agora fascinado, poderá apropriar-se do conteúdo, como se já fosse seu. Essa apropriação, quando estabelecida coletivamente, através das múltiplas redes que se for-mam dentro e fora do espaço cibercultural, traz consigo o ingrediente do reconhecimento mútuo entre os participantes e deles para com a experiência proposta, o que confere significado e relevância aos contatos estabelecidos.

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