Informação e construção social do risco: desafios na comunicação e medidas de precaução

Luan Christ Rodrigues, Fundación Universitaria Iberoamericana-SC

Resumo


Objetivo: estudar o aspecto informacional e comunicacional do risco, analisando como a percepção social é afetada pela divulgação das informações e seu enquadramento valorativo. Metodologia: a pesquisa baseia-se em uma revisão da literatura sobre a percepção e informação de risco, valendo-se de abordagem analítico-descritiva, com concepção conceitual e exploratória, que se utiliza do método de abordagem dedutivo. Resultados: a) a qualidade da informação é crucial para a percepção social do risco; b) embora a comunicação frequente possa aumentar a gravidade percebida de certos riscos, muitas vezes essa informação não é representativa; c) a aceitação do risco tende a ser maior quando assumida voluntariamente, e a falta de parâmetros claros pode dificultar a compreensão do público. Conclusão: Diante da incerteza e da escassez de informações, é fundamental a adoção de medidas de precaução na gestão de riscos. As percepções de risco são influenciadas por fatores sociais, culturais e psicológicos, sendo a eficácia da comunicação dependente tanto da credibilidade da fonte quanto da capacidade do público de compreender a informação.


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