A mercantilização do crime através dos aparelhos midiáticos: uma pesquisa etnográfica na cidade de Maceió a partir da análise do programa fique alerta

Roberto Barbosa de Moura, Unit/AL, Aline Martins Cruz, Unit/AL, Marcos Eugênio Vieira, Fac. Raimundo Marinho Melo

Resumo


O trabalho em tela tem como objetivo compreender o fenômeno da criminologia midiática dentro do contexto da criminalidade alagoana, analisando o seu discurso de poder e saber criminológico superficial que emerge das nuances desta criminologia, capaz de gerenciar vidas vulneráveis – destituídas de qualquer valor -, mercantilizar o crime e consequentemente criminalizar a pobreza. A pesquisa fez uso de metodologia qualitativa, de cunho etnográfico não participante, através da análise pormenorizada do telejornal alagoano Fique Alerta (TV Pajuçara), entre os meses de agosto, dezembro de 2019 e janeiro de 2020, apoiando-se igualmente em referenciais bibliográficos. Demonstra-se que os crimes mais noticiados são crimes contra a pessoa, dos quais 76% ocorreram em bairros periféricos, onde os imputados são predominantemente do gênero masculino. Por fim, a partir dos resultados obtidos, buscou-se analisar de forma crítica a construção social da realidade em matéria criminal e os seus flagrantes impactos.


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