Novas espacialidades urbanas: os shopping centers - simulacro dos espaços públicos

Reginaldo Magalhães de Almeida

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar uns dos fenômenos das cidades contemporâneas: os shoppings centeres. Tais equipamentos vêm simulando em seus espaços privatizados parte da urbanidade perdida nas cidades, ou seja, tornando-se os lugares do encontro, diálogo, da liberdade, da socialização. Com o advento da cultura de massa e da sociedade de consumo a recriação em ambientes fechados da ambiência existente nos espaços públicos é cada vez mais freqüente. Invadindo nossas cidades, o shopping center torna-se cada vez mais referência urbana. O texto é dividido em três seções sendo a primeira dedicada à análise da cidade e as transformações do espaço público. A segunda avalia o equipamento shopping center. Na terceira parte, procura-se contextualizar os espaços recriados pelos shoppings e a cidade.

Palavras-chave


cidades; espaço público; shoppings centeres

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DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v1i1.206
ISSN 1984-3151