Medição de blindagem eletromagnética adaptada à realidade dos laboratórios de Eletromagnetismo.

Julião César Moreira Sales, Sandro Magalhães Malta, Maria Inês Martins, Ana de Oliveira Rodrigues

Resumo


Este trabalho apresenta um procedimento para avaliação de blindagem eletromagnética através de medição de campos eletromagnéticos em laboratório, baseado nas normas especificadas pelo padrão IEEE Std-299-1997, revisado
em 2006, “IEEE Standard Method for Measuring the Effectiveness of Electromagnetic Shielding Enclosures” [IEEE, 1997] [IEEE, 2007]. Adaptações para a realidade dos laboratórios de Eletromagnetismo, em particular do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
são propostas, como alternativas de baixo custo aos materiais e métodos sugeridos pela norma. São apresentadas as validações das medições através de comparação com solução analítica. O comportamento da blindagem medida com este procedimento mostra-se coerente, evidenciando a dificuldade de blindagem de campos de baixa frequência e o aumento da eficiência da blindagem com o aumento da frequência. Conclui-se que o procedimento desenvolvido mostra-se como uma alternativa de baixo custo aos métodos apresentados nos padrões internacionais.

Palavras-chave


Blindagem; campos eletromagnéticos; medições laboratoriais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v1i1.204
ISSN 1984-3151